NO AR:

17h às 20h


Ouça agora!
Baixe nosso Aplicativo


Interior de Minas terá ações de segurança para grandes eventos




Minas Gerais tornou-se palco de grandes eventos esportivos e culturais que demandam esforços integrados de planejamento tático-operacionais das instituições federais, estaduais e municipais, em conjunto com a sociedade civil. Para garantir a segurança e a mobilidade urbana desses públicos e promover a articulação integrada em todos os municípios do estado, a partir deste mês os grandes eventos do interior contarão com um novo reforço.

A Comissão de Monitoramento da Violência em Eventos Esportivos e Culturais (Comoveec), da Secretaria Estadual de Segurança Pública, que já atua em eventos de impacto na Região Metropolitana de Belo Horizonte, agora se expande também para o interior.

Dentro do processo de regionalização, a Comoveec será constituída por uma comissão estadual e por comissões municipais, que atuarão de acordo com a demanda de cada localidade. Nos municípios do interior, o trabalho será desenvolvido através de comissões municipais, formadas pelas instituições da segurança pública atuantes nas regiões e demais entidades envolvidas, que serão devidamente orientadas pela Secretaria Estadual de Segurança Pública.

O impacto de um evento será avaliado conforme sua natureza, tipo e quantitativo de público, local, número de habitantes, além de outros fatores que possam interferir na análise das condições de risco e segurança.

A Comissão de Monitoramento da Violência em Eventos Esportivos e Culturais (Comoveec) articula a integração dos órgãos responsáveis pela segurança e contribui para prevenção e combate a atos de vandalismo e violência, antes, durante e após a realização de eventos culturais e esportivos.

A comissão trabalha com três eixos: planejamento pré-evento, monitoramento (durante o evento) e avaliação (pós-evento). Essa atuação permite uma análise técnica, com padronização e aprimoramento na organização dos eventos.

Algumas atribuições da Comoveec:

– coibir depredações de patrimônio público, uso de drogas ilícitas e brigas entre torcidas;
– regular a venda e o consumo de bebidas alcóolicas no entorno dos eventos;
– propor ações preventivas e corretivas de controle da expansão da violência em eventos esportivos e culturais;
– mediar os conflitos de interesse, sempre tendo em vista a primazia da coletividade e a defesa dos direitos das minorias.

Fonte: Agência Minas


Mais Notícias


Nossos Programas



Super 8
Breaking News
Tarde Legal

Av. 21 de Abril, n° 360, Salas 101 e 102
Centro - Divinópolis/MG
Tel: 37 3229-9393