NO AR:

5h às 7h


Ouça agora!
Baixe nosso Aplicativo


Minas Gerais pretende criar programa de assistência estudantil




Minas Gerais pretende criar um programa de apoio aos estudantes carentes das universidades estaduais. Isso é o que prevê uma proposta do governador encaminhada à Assembleia de Minas nessa quarta-feira (22).

A mensagem encaminhada pelo executivo contém um projeto de lei que institui o sistema de reserva de vagas, as chamadas cotas, e o programa de assistência estudantil na Universidade do Estado de Minas Gerais e na Universidade Estadual de Montes Claros. Pelo projeto, Uemg e Unimontes deverão reservar, no mínimo, 45% das vagas a afrodescendentes e egressos da escola pública, reconhecidamente carentes e ainda a pessoas com deficiência e indígenas.

Minas Gerais já possui um sistema de cotas desde 2004, mas segundo o executivo, o modelo atual garantiu o acesso desses alunos ao ensino superior, mas não incorporou a assistência estudantil capaz de reduzir a evasão escolar.

Ainda segundo o projeto, a assistência estudantil também poderá atender estudantes carentes que não ingressaram na universidade pelo sistema de cotas. A proposta agora segue para as comissões temáticas do legislativo e para virar lei precisa ser aprovada em dois turnos pelo plenário.


Mais Notícias


Nossos Programas



Super 8
Breaking News
Tarde Legal

Av. 21 de Abril, n° 360, Salas 101 e 102
Centro - Divinópolis/MG
Tel: 37 3229-9393