NO AR:

08h às 12h


Ouça agora!
Baixe nosso Aplicativo


Minas Gerais pretende criar programa de assistência estudantil




Minas Gerais pretende criar um programa de apoio aos estudantes carentes das universidades estaduais. Isso é o que prevê uma proposta do governador encaminhada à Assembleia de Minas nessa quarta-feira (22).

A mensagem encaminhada pelo executivo contém um projeto de lei que institui o sistema de reserva de vagas, as chamadas cotas, e o programa de assistência estudantil na Universidade do Estado de Minas Gerais e na Universidade Estadual de Montes Claros. Pelo projeto, Uemg e Unimontes deverão reservar, no mínimo, 45% das vagas a afrodescendentes e egressos da escola pública, reconhecidamente carentes e ainda a pessoas com deficiência e indígenas.

Minas Gerais já possui um sistema de cotas desde 2004, mas segundo o executivo, o modelo atual garantiu o acesso desses alunos ao ensino superior, mas não incorporou a assistência estudantil capaz de reduzir a evasão escolar.

Ainda segundo o projeto, a assistência estudantil também poderá atender estudantes carentes que não ingressaram na universidade pelo sistema de cotas. A proposta agora segue para as comissões temáticas do legislativo e para virar lei precisa ser aprovada em dois turnos pelo plenário.


Mais Notícias


Nossos Programas



Super 8
Breaking News
Tarde Legal

Av. 21 de Abril, n° 360, Salas 101 e 102
Centro - Divinópolis/MG
Tel: 37 3229-9393