Aeroporto Brigadeiro Cabral, em Divinópolis, será administrado pela Infraero

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo (Semdes), informou que foi publicada nesta segunda-feira (20), a outorga do Aeroporto Brigadeiro Antônio Cabral. Ele passará a ser gerido pela Infraero, a principal empresa de gestão aeroportuária do Brasil após uma transição de 120 dias.

A Empresa Infraero, a qual está sendo feita a outorga, foi contratada pelo município em 2019 e possui 50 anos de experiência no setor aeroportuário. Além disso, a Infraero possui toda uma estrutura e conta com um corpo técnico especializado em políticas públicas para a aviação civil, elaboração de projetos e planos de engenharia, administração e operação aeroportuária. O período de transição da outorga é de aproximadamente quatro meses.

O Aeroporto Brigadeiro Antônio Cabral conseguiu destaque no Plano Aeroviário Nacional 2022/2023, em consulta pública divulgada em 04 de julho do ano passado, juntamente com o Aeroporto de Varginha e Pouso Alegre no estado de Minas Gerais.

A Prefeitura de Divinópolis, com recurso do Fundo Nacional da Aviação Civil (FNAC) e recurso próprio, realizou diversas obras de revitalização e de Infraestrutura, como: Implantação da RESA; Implantação da Sinalização Vertical; Implantação do Papi; Revitalização do Balizamento; Reparos no acostamento; Implantação de Guarita para controle de transbordo de carga; Implantação de Sistema de Alarme de segurança; Vigilância Armada com Certificação AVSEC; Equipe de manutenção e capina e Pintura do terminal de passageiros.

Em maio de 2023, o prefeito Gleidson Azevedo, a vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Luiz Angelo Gonçalves, estiveram em Brasília para entregar para a Secretaria de Aviação Civil o manifesto de interesse para a concretização da transferência da outorga do Aeroporto Brigadeiro Antônio Cabral à empresa Infraero.

No mesmo período a pauta da outorga foi tratada em reunião junto ao então presidente da Infraero, Rogério Amado Barzellay, com o superintendente de Gestão da Operação, Paulo Eduardo Cavalcante e Rodrigo Medeiros, visando alavancar o potencial do aeroporto de Divinópolis.

Receba as reportagens da Sucesso FM em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/FY6eiEhen390iLLOqJLg3H