Boletos vencidos poderão ser pagos em qualquer banco a partir de março

Boletos bancários vencidos poderão ser pagos em qualquer banco a partir de março. Mas a mudança vai começar com valores mais altos iniciando com aqueles iguais ou acima de R$ 50 mil.

A implantação escalonada vai de 13 de março até dezembro deste ano, quando poderão ser pagos boletos de qualquer valor, seguindo cronograma divulgado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Um novo sistema de liquidação e compensação para os boletos bancários criado pela Febraban em parceria com a rede bancária vai permitir a alteração. Ele deve ainda reduzir inconsistências de dados, evitar pagamento duplo e habilitar a identificação do CPF do pagador, facilitando rastreamento de pagamentos e coibindo fraudes.

Segundo a Febraban, quando o consumidor pagar um boleto vencido, será feita uma consulta ao novo sistema para checar as informações. Se os dados do boleto coincidirem os do sistema, a operação é validada.

Se houver divergência, o pagamento não será autorizado e o consumidor terá que ir exclusivamente ao banco que emitiu a cobrança, uma vez que a instituição terá condições de fazer as checagens necessárias. As informações são da Agência Brasil.