NO AR:


Ouça agora!
Baixe nosso Aplicativo


Brasil apresenta baixa cobertura vacinal contra tuberculose




A vacina contra tuberculose, mais conhecida como BCG, é obrigatória para recém-nascidos no Brasil. Apesar disso, dados do DataSus apontam uma queda na cobertura vacinal. O percentual foi de 105% em 2015 para 68,6% em 2021.

O imunizante protege principalmente contra a tuberculose miliar, que pode acarretar em meningite. A BCG também protege contra outros tipos de tuberculose, como a pulmonar. A vacinação é indicada desde o nascimento e deve ser aplicada até o primeiro mês de vida do bebê, pois a incidência de gravidade da tuberculose é comum em crianças mais novas.

Não há problema que pessoas de qualquer idade tomem a vacina, embora o grau de proteção seja menor. As contraindicações do imunizante são imunodeficiências graves, tratamento por quimioterapia ou radioterapia, lesão de pele no local de aplicação ou crianças que possuam HIV positivo. filhos de portadores desse vírus que não tenham sido expostos à doença podem e devem ser vacinados.

Em Divinopólis, já existem estratégias de otimização de doses, com agendamentos em unidades específicas. A agenda para vacinação é aberta todo dia 15 e está disponível às quartas, quintas e sextas-feiras nos postos dos bairros: Ipiranga, São José, Nações, Unidade Central, Bom Pastor e Nossa Senhora das Graças.

 

Receba as reportagens da Sucesso FM em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/HZW21CYiVop6o8dhXn1EYr


Mais Notícias


Nossos Programas



Baixa a Aguia
Super 8
Breaking News
Tarde Legal

Av. 21 de Abril, n° 360, Salas 101 e 102
Centro - Divinópolis/MG
Tel: 37 3229-9393