NO AR:

0h às 4h


Ouça agora!
Baixe nosso Aplicativo


Brasil não atinge a meta de cobertura vacinal infantil em 2022




O Brasil ainda não atingiu a meta de cobertura vacinal para a maioria dos imunizantes do calendário básico infantil em 2022. De acordo com a Fiocruz, a vacina BCG é a única do calendário infantil que já bateu a meta de cobertura neste ano no país. 90% dos bebês menores de um ano foram vacinados com o imunizante que previne formas graves de tuberculose.

O cenário mais grave é registrado entre as vacinas aplicadas após o aniversário de um ano, a tríplice viral, que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola; a tetra viral, que inclui também a primeira dose da varicela e a hepatite A. Todas estão com cobertura inferior a 50% da população.

Patricia Boccolini, coordenadora do Observa Infância no Brasil, afirma que há risco de retorno de surtos de doenças que já foram erradicadas no país:

Ela avalia que vários fatores podem estar contribuindo para a queda da cobertura vacinal no país. Desde questões como Postos de Vacinação que fecham cedo, uma falsa sensação de segurança da população, graças às altas coberturas vacinais do passado, até questões estruturais como o aumento da insegurança alimentar:

Duas de cada três crianças no Brasil não completaram a imunização contra sarampo, caxumba e rubéola ao longo do segundo ano de vida.

Já a cobertura dos imunizantes previstos no calendário para bebês menores de um ano ficou abaixo da meta em todos os casos.

Em Divinópolis, todas as vacinas estão disponíveis nos postos de saúde, de segunda à sexta-feira, entre 8h e 16h.

Nas unidades que atendem o programa “Saúde na Hora”, a vacinação acontece de 18h às 21h. As unidades que fazem a vacinação noturna são: Belvedere, Planalto, Sagrada Família, Tietê e Ermida.

Receba as reportagens da Sucesso FM em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/F3tyPwbXiNPH7QMqKpGv06


Mais Notícias


Nossos Programas



Super 8
Breaking News
Tarde Legal

Av. 21 de Abril, n° 360, Salas 101 e 102
Centro - Divinópolis/MG
Tel: 37 3229-9393