NO AR:

08h às 12h


Ouça agora!
Baixe nosso Aplicativo


Casos de violência psicológica contra mulher está próximo ao da violência física, em Minas Gerais




Segundo levantamento da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), divulgado nesta quinta-feira (14) aponta que os casos de violência psicológica contra as mulheres estão em um patamar muito próximo ao da violência física. A pesquisa indica que até o último domingo (10), entre as mais de 140 mil mulheres em situação de violência este ano no Estado, 38,1% sofreram violência psicológica e 38,2%, violência física.

Ainda de acordo com os dados, entre as quase 55 mil mulheres que sofreram violência psicológica em Minas, a grande maioria (82%) foi classificada como vítima de ameaça. Perseguição e atrito verbal, nesta ordem, seguem como os demais principais motivos da busca pela polícia, nesta modalidade.  

As autodeclaradas pardas são as mais atingidas, com 45%. A faixa etária predominante das vítimas está entre 25 e 34 anos (28,2%). Os dados estão disponíveis em um painel de Business Intelligence (BI), aberto para a consulta de todos os cidadãos, na internet. Acesse aqui.

Em 2021, foi aprovada a inclusão da violência psicológica contra a mulher ao Código Penal e, de acordo com a nova lei, o agressor pode ficar de seis meses a dois anos preso, além de pagar multa.  

Campanha 

A proximidade das estatísticas entre os dois tipos de violência foi o pontapé para o lançamento, nesta quinta-feira (14), de campanha virtual de conscientização sobre violência psicológica pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). 

Com o tema “Nós vemos a violência que ninguém vê”, a ação contará com divulgação ativa nas redes sociais e busca alertar para as características desse tipo de crime, além das possíveis consequências tanto para a mulher quanto para o agressor. 

“As pessoas sempre se preocupam muito com a violência física. Essa é uma preocupação nossa também. Mas queremos com esse alerta dizer que a violência psicológica é tão comum quanto a física e muitas vezes até mais traumática. Além de traumas, baixa autoestima e diversas doenças da mente, a violência psicológica tende a ser um aviso de que algo pior pode acontecer. Estamos trabalhando, dessa vez, na informação para ajudar a cortar o mal pela raiz”, ressaltou o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco. 

Mais dados 

De janeiro a 10/12, exatas 144.157 mulheres foram vítimas de algum tipo de violência em Minas. Além das destacadas violência psicológica e física, a violência patrimonial representou 4,3% dos abusos neste ano, seguida da violência moral (2,8%) e violência sexual (1,8%). 

As jovens de 12 a 17 anos são as principais vítimas de violência sexual, seguidas de meninas de 0 a 11 anos. 

Já quando o assunto é violência física, mulheres de 25 a 34 anos estão no topo do ranking. A violência patrimonial, por sua vez, ocorreu em maior quantidade com mulheres de 55 anos ou mais. 

O levantamento aponta, ainda, que 67% das mineiras que sofreram algum tipo de agressão foram atacadas pelos seus ex-companheiros ou companheiros atuais. O percentual pode chegar a 70% quando o recorte é feito entre as mulheres autodeclaradas negras. Vias de fato é o crime mais recorrente, seguido de lesão corporal. Para saber mais sobre o perfil das vítimas de violência em Minas. 

Casos em Divinópolis

Em Divinópolis, segundo levantamento da PCMG, de janeiro até 13 de dezembro foram 1.292 vítimas de agressão física ou psicológica, tendo uma média de 3,88 vítimas por dia.

Desse total, foram registrados durante os doze meses do ano, 420 casos de agressão física ou psicológica de ex-companheiros/ex-cônjuge e 417 casos registrados de companheiros ou cônjuges.

No município, a Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher fica localizada na rua Goiás, 1987, Vila Belo Horizonte, Divinópolis – MG. 

Atendimento especializado
 
Estão em pleno funcionamento, em Minas Gerais, 69 Delegacias de Atendimento à Mulher, tanto no interior quanto na capital, para atendimento às mulheres em situação de violência, incluindo casos de importunação ofensiva e violência doméstica e sexual. 

Receba as reportagens da Sucesso FM em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/FY6eiEhen390iLLOqJLg3H


Mais Notícias


Nossos Programas



Super 8
Breaking News
Tarde Legal

Av. 21 de Abril, n° 360, Salas 101 e 102
Centro - Divinópolis/MG
Tel: 37 3229-9393