CBF adia jogos de times gaúchos até o dia 27 de maio

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) oficializou, na tarde desta terça-feira (7), o adiamento dos jogos de clubes gaúchos até o dia 27 de maio. A decisão atinge os calendários das séries A, C e D do Campeonato Brasileiro.

“Diante do atual cenário, tendo recebido na noite de 06 de maio de 2024 o ofício no. 57/2024, oriundo da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), que encaminhou e endossou o pleito dos seus clubes filiados, a CBF informa que ficam adiadas todas as partidas envolvendo equipes do Rio Grande de Sul nas competições nacionais, como mandante ou visitante, previstas até o dia 27 de maio de 2024″, informou a CBF.

Foram adiados, pela Série A, as partidas enter Atlético x Grêmio, marcado para este sábado (11), na Arena MRV, em Belo Horizonte, Inter x Juventude, no Beira-Rio na segunda-feira (14), às 21h, além do confronto entre Inter x Juventude pela ida da terceira fase da Copa do Brasil, que já havia sido postergado do dia 1º para o dia 10 de maio, na próxima sexta-feira e também não ocorrerá.

As diretorias de Inter e Grêmio acionaram outros clubes para pressionar a CBF pela paralisação completa do campeonato. No entanto, não há consenso entre os dirigentes sobre o assunto. O único a se pronunciar a favor foi o presidente do Atlético, Sérgio Coelho. Três rodadas serão afetadas da Série A do Campeonato Brasileiro. Na Série C, serão adiadas as partidas de Ypiranga, São José e Caxias, e na Série D, os jogos de Novo Hamburgo, Avenida e Brasil de Pelotas.

Os jogos devem ocorrer entre os dias 3 e 10 de junho, durante a Data Fifa de amistosos das Seleções. No caso das sul-americanas, em preparação para a Copa América, que acontecerá entre o fim de junho e julho.

Caso outras partidas não possam ser realizadas em rodadas futuras, a CBF deve encaixá-las em datas-fifa de setembro, outubro e novembro, quando ocorrerão outras janelas sem jogos no campeonato.

Porto Alegre segue inundada pelas enchentes e o aeroporto Salgado Filho está fechado, pelo menos até sexta-feira (10), para pousos e decolagens. Ainda há muita água nas pistas e saguão.

Os estádios de Grêmio e Internacional também estão inundados, assim como os Centros de Treinamento, impossibilitando os trabalhos dos jogadores. 

A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) já havia adiado os jogos de Grêmio e Inter pelas competições continentais, contra Huachipato-CHI pela Libertadores e Real Tomayapo-BOL pela Sul-Americana para datas ainda sem definição.

Receba as reportagens da Sucesso FM em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/FY6eiEhen390iLLOqJLg3H11