NO AR:

0h às 4h


Ouça agora!
Baixe nosso Aplicativo


Cemig alerta população sobre riscos de acidentes fatais ao ultrapassar a área de segurança da Usina Hidrelétrica de Cajuru




A Cemig divulgou um alerta sobre a área de segurança da Usina Hidrelétrica de Cajuru, que segundo a companhia, não tem sido respeitada. Segundo a Cemig, pessoas têm utilizado o local de forma indevida e irresponsável para lazer, com grande risco de acidentes fatais no vertedouro do reservatório.

Apesar de o lago de Cajuru ter sido construído para a geração de energia, em alguns trechos é possível utilizá-lo para o lazer. Porém, existe uma área de segurança próxima ao vertedouro que não pode ser utilizada. Mas, apesar disso, no último fim de semana, diversas pessoas ultrapassaram os limites e colocaram suas vidas em risco ao invadirem o local proibido.

Segundo o gerente de Planejamento Energético da Cemig, Ivan Carneiro, alguns elementos podem auxiliar as pessoas na identificação da área proibida no lago da Usina Hidrelétrica de Cajuru.

“A área de segurança, que não pode ser acessada pela população em nenhuma hipótese, é sinalizada por meio de boias e placas. A presença de pessoas não autorizadas pode causar graves acidentes e consiste em invasão, podendo ser comunicada pela segurança da usina às autoridades”, destaca.

O gerente ainda complementa que “pode haver variação súbita do nível do reservatório em função de algum problema mecânico com a unidade geradora, que implicaria no aumento da vazão vertida sem aviso prévio”, alerta.

Sobre a usina

A UHE Cajuru está em pleno funcionamento para a geração de energia e possui um reservatório de grande porte instalado no Rio Pará, entre os municípios de Carmo do Cajuru e Divinópolis.

Em operação desde 1959, a UHE Cajuru possui uma unidade geradora e capacidade instalada de 7,2 MW. O reservatório da usina possui a área de 23,27 km².

Novo vertedouro

Em setembro do ano passado, a Cemig concluiu as obras de instalação de um novo vertedouro na UHE Cajuru. Anteriormente, a usina possuía dois vertedouros controlados, mas, com os estudos realizados pela companhia, foi constatada a necessidade de instalação de um vertedouro do tipo labirinto, que tem uma condição de vertimento maior.

As modificações seguem as determinações da Lei 12.334/2010, que estabelece a Política Nacional de Segurança de Barragens, assim como a proposta de sinalização atende às diretrizes da Norma da Autoridade Marítima (Normam) nº 17, da Marinha.

A norma também determina procedimentos e instruções para a segurança da navegação e salvaguarda da vida humana, que é obrigatória a demarcação do perímetro de segurança nas proximidades dos vertedouros.

As modificações na barragem da usina alteraram a condição de escoamento da água, diferente daquela que a população está habituada. Com as modificações, o local oferece riscos de acidentes graves ou fatais se frequentado nas áreas proibidas, conforme amplamente divulgado para a população.

Receba as reportagens da Sucesso FM em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/FY6eiEhen390iLLOqJLg3H


Mais Notícias


Nossos Programas



Super 8
Breaking News
Tarde Legal

Av. 21 de Abril, n° 360, Salas 101 e 102
Centro - Divinópolis/MG
Tel: 37 3229-9393