Cemig dá dicas para crianças evitarem acidentes nas férias

Férias é período de descanso e diversão. Com mais tempo livre em casa, as crianças utilizam bastante equipamentos eletrônicos, como videogames, televisores, computadores e celulares, mas é preciso atenção na hora de recarregá-los.

A Cemig alerta que é muito perigoso recarregar esses aparelhos em cima de camas, sofás ou próximos a cortinas, toalhas de mesa ou qualquer outro material combustível. Esse cuidado evita o perigo de incêndios. O uso de “Ts” ou benjamins também não é aconselhado pelo especialista. O ideal é ligar um aparelho de cada vez.

A companhia lembra de cuidados importantes que devemos tomar ao usar aparelhos eletrônicos, não devem ser utilizados com as mãos molhadas ou em locais úmidos. Logo, não se deve levar celulares, computadores e outros brinquedos eletrônicos para o banheiro, piscina ou praia. Outra dica importante é que nunca se deve manusear ou tentar consertar um aparelho enquanto ele está ligado. Esse cuidado é fundamental também no banho e não se deve mudar a chave do chuveiro com ele ligado.

É comum que crianças passem as férias em fazendas e sítios. Nesses locais, caso haja pomar, é preciso ficar atento se as árvores estão próximas da rede elétrica. As crianças não devem tentar colher frutas de árvores perto da rede, nem usar varas que alcancem os fios, isso pode causar choques elétricos. Árvores plantadas nas ruas e próximas da rede só podem ser podadas pela prefeitura, bombeiros e pela Cemig.

Ao menor sinal de chuva, saia imediatamente da piscina ou do mar. A água é um condutor de eletricidade e atrai raios. Se estiver em um veículo, permaneça nele, feche os vidros e não encoste nas partes metálicas do carro. As tempestades também podem causar rompimento de fios elétricos da rede de energia. Nesse caso, é imprescindível que todos se mantenham distantes.