Chuva pode atingir mais de 650 cidades de Minas neste sábado, dentre elas Divinópolis

Mais de 650 cidades de Minas Gerais, dentre elas Divinópolis, podem ser atingidas por chuva intensa na manhã deste sábado (23). Os alertas laranja e amarelo foram divulgados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e pode ser renovado depois das 10h.

Entenda a diferença entre os alertas:

Alerta amarelo: emitido nos casos de “perigo potencial” ou “risco moderado”, ou seja, uma situação meteorológica que pode se tornar perigosa.

Quando uma cidade é incluída no alerta amarelo, ela pode registrar chuvas com intensidade entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, além de ventos de 40km/h a 60km/h. O alerta amarelo também inclui baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Alerta laranja: emitido em casos de “perigo” ou “risco alto”, quando a situação meteorológica já é perigosa. As cidades em alerta vermelho podem ter chuvas com volume entre 30 e 60 milímetros hora ou de 50 a 100 milímetros por dia. Os ventos são intensos, com velocidades entre 60 km/h e 100 km/h. O risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas é consideravelmente maior.

Alerta vermelho: emitido nos casos de “grande perigo” ou “risco muito alto”, com volume de chuva superior a 60 milímetros por hora ou 100 milímetros por dia. O risco de alagamentos e transbordamentos de rios é grande, assim como a possibilidade de deslizamentos de encostas.

O Inmet recomenda que a população se mantenha atenta e preparada nos casos de alerta vermelho, e tome algumas precauções, como tirar aparelhos da tomada, observar alterações em encostas e acionar a Defesa Civil (199) ou Bombeiros (193) nos casos de emergência.

Receba as reportagens da Sucesso FM em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/FY6eiEhen390iLLOqJLg3H