Combate ao mosquito da dengue é reforçado em Carmo do Cajuru

A Secretaria Municipal de Saúde de Carmo do Cajuru alerta para que a população colabore, a fim de evitar um surto de dengue na cidade. Atualmente, sete agentes de endemias e 18 agentes de saúde têm feito o trabalho de controle e conscientização no município. Mais agentes serão contratados e treinados pela Gerência Regional de Saúde nas próximas semanas.

Segundo levantamento de Índice para o Aedes aegypti (LIA), o distrito de São José dos Salgados é o local com mais ocorrências de focos da larva do mosquito, seguido pelos bairros Jardim Alvorada, Nossa Senhora do Carmo e Centro. A maior parte desses focos encontrados estava dentro das residências.

Diante das ocorrências, foi iniciado o primeiro Ciclo de Tratamento, onde todos os imóveis são visitados pelos agentes, que eliminam os criadouros do Aedes aegypti. Onde não é possível eliminar o criadouro, eles tratam com o larvicida. Até o momento já foram visitados 2.726 imóveis na cidade.

Estão sendo planejados mutirões de limpeza e os proprietários serão notificados caso seja encontrado foco do mosquito nos imóveis visitados. Se houver reincidência do problema identificado pelos agentes, o dono do imóvel será multado.

Fonte: Prefeitura de Carmo do Cajuru