Começam hoje reuniões da nova legislatura da Câmara de Divinópolis

Simião Castro

Será de pauta vazia a primeira reunião da nova legislatura da Câmara Municipal de Divinópolis hoje. Nenhum projeto foi relacionado para o plenário, ato que precisa ser feito até 24h antes de cada reunião.

Às 14h, conforme determina o Regimento Interno da Casa, começa o expediente e os 17 vereadores eleitos em 2016 precisam estar a postos na Câmara. Na última terça eles já fizeram uma reunião simulada, para praticar o rito da sessão.

A reunião é aberta sempre com a leitura de um verbete da Declaração Internacional dos Direitos Humanos ou de um versículo bíblico. Embora supostamente não deva existir favorecimento religioso em repartição pública, nenhuma outra manifestação do tipo é prevista e obrigatória no Regimento.

Sem projetos listados para discussão, é possível que a sessão seja sirva só de abertura para o mandato legislativo, com pronunciamentos dos vereadores quanto à nova gestão.

No encontro simulado de terça, alguns dos parlamentares usaram a tribuna livre para discursar sobre os rumos da Câmara nos próximos quatro anos. Entretanto, eventuais pedidos de inclusão de projetos de última hora podem mudar o cenário.