Complexo de Saúde São João de Deus conclui projeto milionário para garantir segurança total de todos os envolvidos na unidade de saúde

Pensando na segurança incondicional de todos os pacientes, acompanhantes, colaboradores, Corpo Clínico e visitantes, o Complexo de Saúde São João de Deus – CSSJD – está concluindo um projeto milionário, aprovado pelo Corpo de Bombeiros, que visa a obtenção do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) na instituição.

O AVCB é um documento emitido pelo Corpo de Bombeiros da cidade ou estado, responsável por atestar que um estabelecimento está conforme as normas de segurança contra INCÊNDIO e PÂNICO.

Para a obtenção da certificação é necessário realizar cinco etapas que são:

1) Projeto Técnico: Na qual um profissional habilitado elabora um projeto de segurança contra incêndio, que deve contemplar medidas como saídas de emergência, sistema de detecção e combate a incêndios, sinalização adequada, dentre outras;

2) Análise do Projeto: Após a realização do projeto técnico, ele é submetido ao Corpo de Bombeiros para análise e aprovação;

3) Execução das Medidas de Segurança: Após a aprovação do projeto, o estabelecimento deve programar as medidas de segurança propostas, como instalação de equipamentos, sinalização, treinamento de pessoal, dentre outras ações;

4) Vistoria: Após a execução das medidas de segurança, o Corpo de Bombeiros realiza uma vistoria no local para verificar se tudo está conforme o projeto aprovado e as normas vigentes;

5) Emissão do AVCB: Caso a vistoria seja bem-sucedida, o Corpo de Bombeiros emite o AVCB, atestando que o estabelecimento está conforme as normas de segurança contra incêndio e pânico.

No momento, o CSSJD está em fase final da instalação das escadas externas nas Saídas de Emergência, (terceira etapa do projeto), restando apenas a colocação dos hidrantes e Asbuilt de projeto (que é a planta de uma edificação após a finalização das obras) para a solicitação da vistoria.

Ao final do projeto, o CSSJD terá investido mais de 2 milhões de reais, historicamente o maior valor já investido em segurança na instituição.

O AVCB é de grande importância para garantir a segurança das pessoas e do patrimônio contra incêndios, proporcionando um ambiente mais seguro para trabalhar e frequentar. Além disso, a conquista do AVCB é muitas vezes requisito para obtenção de licenças de funcionamento e seguros, demonstrando a regularidade e responsabilidade do estabelecimento perante as autoridades e a sociedade,” explicou Luana Resende Fiore, Gerente de Infraestrutura do CSSJD.

Elis Regina Guimarães, Diretora Executiva – CEO do Complexo de Saúde, detalhou como deve ser entendido o projeto de restruturação do hospital para obtenção do AVCB.

Estamos diante de um projeto que era meta desde 2017 e que sempre trouxe grande insegurança à gestão pelos riscos de incêndio, o que seria uma catástrofe para pacientes, colaboradores e médicos. Antes de concluir as obras e aquisição dos equipamentos foi requisito obrigatório imposto pela Diretoria a definição da Brigada de Incêndio, treinamentos constantes e investimentos para que nossas equipes estejam preparadas em casos de início de incêndio. Foi um investimento histórico e milionário de prevenção para nossa instituição, agindo em um projeto que visa a segurança de todos,” contou.

Além disso, Elis Regina Guimarães falou como é essencial a realização deste projeto.

É fundamental que a sociedade entenda a importância desse projeto que mesmo sendo tão caro consegue evitar tantas tragédias em hospitais que são vistas diariamente na TV. São instituições que não tem seu AVCB em dia e nos questionamos: quantas vidas são perdidas por esse motivo? E este é sim um projeto de grande resultado com foco na prevenção, na segurança e na proteção também do patrimônio de nosso hospital. É importantíssimo destacar que nossa instituição já passou por um incêndio de grandes proporções em 2013 onde um grande setor foi perdido e o que estamos trabalhando aqui é justamente para evitar catástrofes, por meio de investimentos, treinamentos e reestruturação física, passando desde a implantação de alarmes, reposicionamento de hidrantes, criação de escadas para evacuação de emergência, dentre outros. E paralelo a isso é exigido um conjunto de ações que vão além do financeiro, como palestras, treinamentos práticos, divulgação, simulações e vistorias internas por parte do Corpo de Bombeiros para que possamos garantir a segurança de todos!,” finalizou.

O Diretor Presidente do CSSJD, André Waller, enfatiza a importância dessas iniciativas:

A segurança de nossos pacientes, funcionários e visitantes é nossa principal prioridade. O projeto para conquistarmos a obtenção do AVCB e o treinamento de nossos brigadistas são reflexos de nosso compromisso contínuo com a excelência em segurança, além de enfatizar nossa missão em levar experiência segura e humanizada ao cliente,” pontuou.

Rotas de fuga

Dentro do Projeto de Incêndio para execução das medidas de segurança, o CSSJD por meio dos seus projetistas, definiram rotas de fugas que foram aprovados pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais – CBMMG. Esses caminhos foram definidos com base nas normas e técnicas do CBMMG e possuem como objetivo facilitar o fluxo para a saída das pessoas e diluir a saída da população numa situação de emergência. Dessa forma, haverá uma distribuição da população fixa e flutuantes (colaboradores e clientes) para várias áreas, evitando que haja congestionamento e possibilitando que todos consigam sair com segurança.

Ao todo, no Complexo de Saúde, foram construídas três escadas para saídas de emergências:

Escada na Área Verde: que é rota de fuga para todos do bloco cirúrgico e do bloco obstétrico.
Escada de acesso pela passarela: que é rota de fuga para todos profissionais alocados na Hemodinâmica, CME e Prédio 2.
Escada no Estacionamento Escola Técnica: que é rota de fuga para todos do Prédio 1 (Setores 6,5, 4 e 2; Pediatria, Neotalogia, UTI-Infantil 2, Maternidade 1 e 2).

Para as demais áreas, existem outras rotas de fugas determinadas no projeto de incêndio que não necessitam de escadas, como por exemplo, o Pronto Atendimento – PA que tem a saída pelo ambulatório, o faturamento e áreas administrativas próximas, que têm como rota de fuga, o portão de entrada de acesso para os colaboradores.

O Complexo de Saúde São João de Deus também investiu em Portas Corta-Fogos entre os setores, capazes de seccionar uma adversidade em casos de sinistros, evitando que toda a instituição seja evacuada. Atualmente temos 75 PORTAS CORTA-FOGO em diversos locais da instituição, porém outras portas serão instaladas brevemente. Desse modo, o CSSJD conta com ferramentas, equipamentos e condições de conter um sinistro, caso haja.

Brigada de Incêndio

Além disso, como parte de suas iniciativas contínuas para aprimorar a segurança, o Complexo de Saúde São João Deus possui uma brigada de incêndio, que é um grupo organizado de pessoas treinadas em uma empresa que atuam na prevenção à emergência, no abandono de área em caso de sinistro e no atendimento às vítimas de primeiros socorros. A equipe de brigada do CSSJD é atualmente composta por 304 brigadistas treinados, sendo eles 220 ativos, no qual são agendadas mensalmente reuniões de alinhamento visando a segurança de todos.

A Engenheira de Segurança do Trabalho do CSSJD, Hula Rocha, falou sobre a importância da brigada.

A Brigada de Incêndio é fundamental para toda empresa. Ela serve para preservar a vida e os bens de uma instituição, sendo responsável por agir diante de situações de emergências. Ainda, a equipe da Brigada está pronta e apta para atuar de forma rápida em quaisquer casos de situações adversas ocorra,” salientou.

Ainda de acordo com Engenheira de Segurança do Trabalho do CSSJD, Hula Rocha, a realização destas medidas reafirma o compromisso do Complexo de Saúde São João de Deus com a segurança e o fato da instituição estar mais preparada para lidar com qualquer eventualidade, garantindo um ambiente seguro e protegido para todos os envolvidos. Além de enfatizar nosso propósito de “cuidar com excelência do maior valor: a vida humana!”

Receba as reportagens da Sucesso FM em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/FY6eiEhen390iLLOqJLg3H