NO AR:

08h às 12h


Ouça agora!
Baixe nosso Aplicativo


Consórcio Transoeste alega problemas financeiros e falta de mão de obra para voltar cobradores nos ônibus




Conforme informamos em nossos noticiários desta quinta-feira, a Settrans – Secretaria de Trânsito e Transportes de Divinópolis, em reunião realizada com o Sindicato dos Transportes Rodoviários, determinou a volta dos cobradores do transporte coletivo urbano, retirados dos ônibus, à partir de julho do ano passado. Hoje, várias linhas que já trabalhavam sem esse profissional, já retornaram o auxiliar, o que reduz a sobrecarga sobre o motorista.

Na reunião de ontem, não houve a presença de representantes do Consórcio Transoeste, que administra o transporte urbano na cidade. No entanto, todas as empresas foram notificadas extraoficialmente pelo sindicato da categoria já neste quinta-feira sobre a decisão e terão um prazo máximo de 20 dias para regularizar o retorno dos cobradores.

Já o diretor da empresa Trancid e representante do Consórcio Transoeste, Felipe Carvalho, informou agora à pouco, que as empresas não foram notificadas oficialmente pela Settrans, mas adiantou que será impossível cumprir as determinações, em razão de dificuldades financeiras e operacionais, além de não haver mão de obra disponível no mercado. Disse ainda, que uma reunião será agendada com a Settrans, ainda com data indefinida, para discutir os pontos mais importantes e se chegar à um consenso.

Em razão da mudança de operação dos ônibus, sem utilização do cobrador, o sindicato dos funcionários informou, que houve sobrecarga sobre os motoristas e em razão disso, muitos estão em licença médica, por problemas relacionados ao estresse. Além disso, outros optaram por pedir demissão, devido á pressão.

Outro problema alegado pelos representantes dos trabalhadores, é o risco maior para o usuário do transporte coletivo, já que o motorista precisa ficar atento, á entrada, cobrança de passagem, desembarque, além do cuidado especial com o deficiente, especialmente cadeirantes e idosos.

A Settrans informou que vai intensificar fiscalizações diárias e também, em horários de menor movimento, como sábados, domingos e feriados, para fazer valer a determinação.


Mais Notícias


Nossos Programas



Super 8
Breaking News
Tarde Legal

Av. 21 de Abril, n° 360, Salas 101 e 102
Centro - Divinópolis/MG
Tel: 37 3229-9393