NO AR:

21h às 22h


Ouça agora!
Baixe nosso Aplicativo


Consumidor deve ficar atento ao pagar boletos via PIX




Só no ano passado foram quase 42 bilhões de transações – um aumento de 75% em relação a 2022. Em cifras, nada menos que R$ 17,2 trilhões movimentados, apontam a federação e o Banco Central.

Facilidade de um lado, maior perigo de outro. O uso do PIX aguçou a criatividade dos golpistas. Em 2022, 1,7 milhão de tentativas de fraude através do sistema de pagamento instantâneo foram registradas.

Um dos esquemas mais recentes envolve a ferramenta Reboleto, site criado em 2010 que permite o pagamento de boletos atrasados via internet. A página faz uma alteração no código de barras ou no QR Code, já incluindo juros e multas, para validar o pagamento. Devido à quantidade de fraudes, o Reboleto chegou a sair do ar.

O problema é que uma atualização do Reboleto deu abertura para criminosos editarem o QR Code, direcionando o valor pago pelo usuário à conta de um laranja.

Especialistas alertam, que a primeira recomendação, para todos os usuários que vão utilizar o PIX para fazer um pagamento, é identificar o destinatário do valor antes de confirmar a operação.

Caso o golpe tenha sido concretizado e o depósito feito, o caminho é entrar em contato imediatamente com o banco, para que a instituição financeira analise e dê início ao procedimento chamado Mecanismo Especial de Devolução (MED).

Ao registrar a fraude junto ao banco é possível bloquear o valor e, mediante comprovação do golpe, o dinheiro pode ser devolvido em até 96 horas.

Uma vantagem do MED, é que ele emite a comunicação a todos os bancos, e o fraudador ou o laranja titular da conta, fica registrado no sistema. Isso se converte em informações suficientes para impedir o processamento de outras transações para esse mesmo beneficiário.

Receba as reportagens da Sucesso FM em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/FY6eiEhen390iLLOqJLg3H


Mais Notícias


Nossos Programas



Super 8
Breaking News
Tarde Legal

Av. 21 de Abril, n° 360, Salas 101 e 102
Centro - Divinópolis/MG
Tel: 37 3229-9393