Divinópolis recebe seminário sobre como impulsionar o crescimento econômico

Evento gratuito é parte do programa Territórios Mais Atrativos, do Sebrae Minas, abordará temas como Lei da Liberdade Econômica e atração de investimentos

Será realizado em Divinópolis, na próxima segunda-feira, 10 de junho, o Seminário Territórios Mais Atrativos. Trata-se de um evento regional com temáticas sobre o desenvolvimento econômico e atração de investimentos para o município. A ação é promovida pelo Sebrae Minas, em parceria com a Agência Novo Oeste e a Prefeitura de Divinópolis, e acontecerá a partir das 14h, no auditório da Faculdade Anhanguera. A inscrição é gratuita e pode ser feita pela internet.

O evento reúne especialistas em economia, inovação e desenvolvimento econômico, proporcionando a empresários, investidores, estudantes e profissionais do setor púlbico e privado diversas palestras.  A primeira será sobre “Experiência prática de desenvolvimento local e regional, com foco em atração de investimentos”, com o diretor comercial da Cresça Mais Edtech – plataforma de educação corporativa -, e ex-secretário de Desenvolvimento Econômico de Varginha, Juliano Cornélio.

Em seguida, serão abordados “Os impactos e as oportunidades da Lei da Liberdade Econômica para empreendedores e pequenas empresas”, com o analista técnico do Sebrae Minas José Márcio Martins. O seminário ainda vai trazer uma análise detalhada do Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação, explorando suas implicações para o empreendedorismo e a inovação no Brasil, com o procurador federal e professor da Innovc Edtech, Bruno Portela.

O gerente de regularização fundiária da empresa Legaliza Brasil, Victor Augusto de Oliveira, encerra o seminário falando sobre “As experiências e os desafios na regularização fundiária urbana, com enfoque em geotecnologia e setorização de áreas de risco geológico”. Oliveira foi o responsável pela regularização de mais de 20 mil imóveis à frente da Legaliza Brasil.

De acordo com o analista do Sebrae Minas Denis Magela, o seminário é uma oportunidade de acesso às tendências e desafios atuais no desenvolvimento econômico e na inovação. “O evento também será um espaço para estabelecer redes de contato entre os participantes, promovendo a troca de ideias e a colaboração entre diferentes setores”, destaca. Ainda durante o seminário, um acordo de cooperação técnica será assinado entre o Sebrae Minas, a Agência Novo Oeste e a Prefeitura de Divinópolis, estabelecendo um projeto piloto para atração de investimentos para o município.

Programa Territórios Mais Atrativos

O Sebrae Minas atua em três grandes esferas de negócios: Suporte Empresarial, Desenvolvimento Econômico e Educação Empreendedora. A frente de Desenvolvimento Econômico abrange trabalhos para apoiar os municípios mineiros na construção de ambientes que favoreçam a atividade empreendedora, fortaleçam os pequenos negócios, alavanquem a inovação, a geração de emprego e renda nos diferentes territórios do estado.

O programa Territórios Mais Atrativos tem o objetivo de apoiar agentes públicos e lideranças locais em todos os processos para tornar os territórios mais atraentes aos negócios por meio da melhoria do ambiente para empreender. Em 2024, o Sebrae Minas vai atuar em quatro temas prioritários para estimular o dinamismo econômico dos territórios: Liberdade Econômica, Marco Legal da Inovação, Atração de Investimento e Regularização Fundiária.