NO AR:

23h às 0h


Ouça agora!
Baixe nosso Aplicativo


Divinópolis registra 285 pessoas diagnosticadas com HIV nos últimos cinco anos




Nos últimos cinco anos, 285 pessoas foram diagnosticadas como portadoras do vírus HIV em Divinópolis. “Hoje só morre de Aids quem descobre a doença tarde demais ou não trata”. A afirmação é do infectologista de Divinópolis, Lécio Vasconcelos, que neste domingo (1º), Dia Mundial de Luta contra a Aids, falou sobre a importância do diagnóstico precoce e a utilização dos medicamentos de forma adequada.

Para Lécio, a forma mais eficaz de tratar é descobrir precocemente a doença. Na cidade, o teste é oferecido gratuitamente no Serviço de Assistência Especializada em HIV, que fica na região central.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, 2016 foi o ano em que mais ocorreram registros da doença. Foram 60 casos. Em 2015 foram 48 registros, em 2017 foram 66, no ano de 2018, 63 contraíram a doença e neste ano até o dia 26 de novembro foram contabilizados 38 casos.

O infectologista informou que nas décadas anteriores, quem recebia o diagnóstico da doença tinha junto uma verdadeira sentença de morte. Com o passar dos anos o tratamento evoluiu e consequentemente os medicamentos. Segundo o especialista, quem se trata adequadamente pode levar uma vida normal, mas para a descoberta rápida é preciso estar em dia com os exames e após uma exposição de risco, o que significa fazer sexo sem proteção, é necessário fazer o teste o mais rápido possível. Em todo território nacional é possível fazer o teste rápido que garante resposta imediata à pessoa que suspeita ter contraído o vírus.

Normalmente entre 15 a 30 dias os exames já têm condições de detectar imediatamente o vírus. Os testes estão distribuídos nos postos de saúde e nos laboratórios privados.

 

Fonte – G1/Centro-Oeste


Mais Notícias


Nossos Programas



Super 8
Breaking News
Tarde Legal

Av. 21 de Abril, n° 360, Salas 101 e 102
Centro - Divinópolis/MG
Tel: 37 3229-9393