Em Minas, 2.820 pacientes esperam por transplante de rim

14 de março de 2019 as 14:31

Minas Gerais, de acordo com o MG Transplantes, tem a maior demanda no país, de pacientes á espera de um rim. De um total de 4.082 pessoas que aguardam na fila por algum tipo de órgão no estado, 2.820 esperam por um rim, sendo mais da metade dos pacientes. Em segundo lugar está a córnea, com 1.098 pacientes à espera de um doador.

A escolha de um doador renal é criteriosa, e a preferência tem sido pelos órgãos de pessoas falecidas, uma vez que é exigido de quem doa seguir uma vida regrada e ser constantemente avaliado. Segundo a Sociedade Mineira de Nefrologia, a doação de rim caiu muito nos últimos meses no Estado em razão de poucas campanhas em prol da doação. Quem tem interesse em doar após a morte deve avisar os familiares.

Especialistas alertam que as pessoas devem ficar atentas aos sinais de alerta da doença, como edema e inchaço das pernas, diminuição do volume urinário e fraqueza. Tratar e controlar fatores de risco como diabetes, hipertensão, obesidade, doenças cardiovasculares e tabagismo são citados pelo Ministério da Saúde como as principais formas de prevenir doenças renais.