‘Eu sei me cuidar’: Polícia Civil lança campanha contra abuso infantil

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) lançou a campanha “Eu sei me cuidar”, que faz parte do “Maio Laranja”, uma atuação preventiva contra o abuso e à exploração sexual infantojuvenil.

A campanha conta com duas frentes de combate à violência sexual: uma voltada para as crianças e adolescentes e outra para a população em geral. Além disso, serão realizadas palestras nas escolas, tanto públicas quanto particulares, colocação de cartazes em comércios e a produção de cartilhas a serem distribuídas na cidade.

Para promover a conscientização das crianças e jovens, a PCMG produziu um vídeo, intitulado “Eu sei me cuidar”, no qual crianças são as próprias porta-vozes da mensagem. Com uma linguagem acessível, elas afirmam que há limites para o toque vindo de um adulto, e que toda ação que ultrapasse limites deve ser reportada para uma pessoa de confiança.

Nas palestras realizadas em escolas e nos panfletos, é mostrado o “Semáforo do Toque”, que mostra para as crianças onde não há perigo de serem tocadas, em verde, onde devem ter atenção, em amarelo, e onde não é permitido receber toque de forma alguma, em vermelho.

Com o lema “Não feche os olhos para o abuso”, parte da campanha é voltada para a população em geral e visa incentivar a denúncia nos casos em que o adulto percebe que há uma situação de violência sexual contra um jovem e que essa pessoa tem o dever de denunciar a situação à polícia.

Receba as reportagens da Sucesso FM em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/FY6eiEhen390iLLOqJLg3H