NO AR:

17h às 20h


Ouça agora!
Baixe nosso Aplicativo


Famílias pedem que Estado retome área cedida em Nova Serrana




Mais de 200 moradores do assentamento batizado de Nova Jerusalém, instalado na fazenda Cantagalo, em Nova Serrana, participaram nesta quarta-feira (11), de audiência da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

O município de Nova Serrana conseguiu uma ordem de reintegração de posse do terreno, que deve ser cumprida no dia 26 de abril, para futura construção de um aterro sanitário. A área foi cedida pelo Estado ao município em 2013. As dezenas de famílias, que desde 2012 estão no local cultivando a terra e criando pequenos animais, prometem resistir ao despejo e pedem apoio do Legislativo para permanecer.

O aterro seria construído por meio do Consórcio Intermunicipal de Aterro Sanitário do Centro-Oeste Mineiro, criado em 2014. Mas o subsecretário de Estado de Regulação Ambiental, Antônio Augusto Melo Malard, desconhece que tenha havido pedido formal de licenciamento ambiental do empreendimento. Segundo ele, há informações muito preliminares e ainda há muitas dúvidas sobre a viabilidade do aterro.

Ao final da reunião, o presidente da Comissão de Direitos Humanos, deputado Cristiano Silveira, representantes do Poder Executivo e do Ministério Público prometeram empenho para que haja uma nova mesa de negociação, o mais rápido possível, para tentar sanar o conflito, com a presença do Governo do Estado e da Prefeitura de Nova Serrana.

Fonte: ALMG


Mais Notícias


Nossos Programas



Super 8
Breaking News
Tarde Legal

Av. 21 de Abril, n° 360, Salas 101 e 102
Centro - Divinópolis/MG
Tel: 37 3229-9393