Força Aérea homologa critérios técnicos do Papi no Aeroporto de Divinópolis

A Prefeitura de Divinópolis anunciou nesta quarta-feira (20), que recebeu o relatório de inspeção de voo do auxílio visual Papi do Aeroporto Brigadeiro Antônio Cabral (SNDV), realizado pelo Grupo Especial de Inspeção em Voo (Geiv).

O Papi, do inglês “Precision Approach Path Indicator” (Indicador de Trajetória de Aproximação de Precisão, em português), é um equipamento que permite que o piloto realize o pouso com segurança, mostrando a rampa de aproximação ideal para pousos de forma a orientar uma descida correta e segura.

No dia 5 de março, após a conclusão das adequações solicitadas pelo Órgão com o plantio de grama para melhoria do contraste, a equipe do Geiv esteve presente no Aeroporto Brigadeiro Antônio Cabral para realizar o voo de aferição do equipamento Papi, desta vez sendo considerado satisfatório.

Agora, para que haja a conclusão do processo completo de implementação do IFR (operações de voos por instrumentos) é aguardada a devolutiva do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), referente ao Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromo (PBZPA) e do Plano de Zona de Proteção de Auxílios Visuais à Navegação Aérea (PZPANA), para efetivo uso do equipamento e a elaboração das cartas aeronáuticas (rotas) e de aeródromo.

As cartas de aeródromo auxiliam na movimentação do tráfego terrestre no aeroporto. As cartas de rota fornecem as informações necessárias para a navegação IFR, ajudando nos pousos com as referências de navegação visual. Essas etapas sendo concluídas o Aeroporto de Divinópolis teria homologado, além do Papi, a operação IFMR-IMC.

Receba as reportagens da Sucesso FM em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/FY6eiEhen390iLLOqJLg3H