NO AR:

08h às 12h


Ouça agora!
Baixe nosso Aplicativo


Inmet alerta para níveis críticos de umidade relativa do ar em Minas Gerais




A umidade relativa do ar poderá atingir esta semana índice abaixo do nível crítico, que é de 12%, em parte do Estado de Minas Gerais. O alerta é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O órgão informou que, os indicadores já beiravam o nível crítico, com variações entre 12% e 30% em algumas regiões do estado.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é que a umidade fique entre 50% e 80%. Números abaixo disso são prejudiciais para a saúde, podendo causar desconforto nos olhos, boca e nariz, ressecamento da pele e dores de cabeça. Para o meio ambiente, o tempo também representa perigo, pois aumentam o risco de incêndios florestais.

O Inmet explica que a elevação da temperatura e redução da umidade do ar é consequência de uma massa de ar quente, que é comum nessa época do ano. O período entre o final do inverno e início da primavera forma esse ar seco, que é caracterizado pelo calor e falta e escassez de chuvas. A tendência é que esse cenário só mude no final do mês.

A previsão do Inmet é que, as chuvas só venham em outubro, na maior parte do estado.

Os alertas informam que, na região centro Oeste, que inclui Divinópolis, a umidade estará entre 12% e 20%.

Além de beber muita água, umidificar o ambiente e evitar a exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, esse tempo requer outros cuidados especiais. Segundo a Defesa Civil, não é recomendado praticar atividades físicas e nem consumir bebidas diuréticas, como café e álcool nesse período.


Mais Notícias


Nossos Programas



Baixa a Aguia
Segunda Categoria
Super 8
Breaking News
Tarde Legal

Av. 21 de Abril, n° 360, Salas 101 e 102
Centro - Divinópolis/MG
Tel: 37 3229-9393