NO AR:

0h às 4h


Ouça agora!
Baixe nosso Aplicativo


Lama da barragem em Itatiaiuçu pode atingir a BR-381




Caso a barragem da Mina Serra Azul se rompa, parte da BR-381 será atingida pela pluma de rejeitos. A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros na manhã desta sexta-feira (8). A corporação informou ainda que a lama poderia chegar ao Rio Manso, causando grandes prejuízos ambientais. A barragem da Mina Serra Azul, que está em nível 2 na classificação de risco de rompimento – tem 90 metros, 35 graus e 5,2 milhões de metros cúbicos.

A estrutura é gerida pela empresa ArcelorMittal. De acordo com o capitão Herbert Aquino, da Defesa Civil, foram abordadas famílias em cerca de 52 imóveis na área de risco.

Segundo ele, durante a madrugada, o plantão de emergência da Defesa Civil recebeu o alerta da empresa ArcelorMittal comunicando a mudança do nível de classificação de risco na barragem da Mina Serra Azul, de nível 1 para o nível 2 – que é quando há risco de rompimento. O nível de classificação 3 é quando já há colapso da estrutura.

A Defesa Civil disse que o procedimento foi adotado porque a empresa passou a adotar um critério “mais conservador de análise da barragem”. Segundo eles, não houve alteração na estrutura da barragem. Por medida de precaução, foi feita essa mudança e a norma exige evacuação.

Os moradores retirados do local foram hospedados em um hotel de Itaúna, distante 52 quilômetros de Divinópolis, na madrugada desta sexta-feira (8). A ArcerloMittal, responsável pela barragem, informou por meio de nota que cerca de 200 pessoas que moram na comunidade a jusante da barragem em Itatiaiuçu foram transferidas para o hotel como medida preventiva. Informou ainda que eles permanecerão acomodados no local durante testes adicionais que estão em andamento, até que a segurança da barragem de rejeitos possa ser garantida.


Mais Notícias


Nossos Programas



Super 8
Breaking News
Tarde Legal

Av. 21 de Abril, n° 360, Salas 101 e 102
Centro - Divinópolis/MG
Tel: 37 3229-9393