Nível de sangue do grupo O está em estado crítico em Divinópolis

11 de setembro de 2019 as 9:39

Júlia Sbampato

Os níveis de sangue do grupo O, positivo e negativo, estão em níveis críticos em todo o Estado, e em Divinópolis não é diferente. Buscando solucionar o problema, a Fundação Hemominas iniciou nesta segunda-feira (9) a Força Tarefa Grupo O para convocar doadores de sangue.

De acordo com a assessora Shirley Alves, o estoque de O- na cidade está em situação crítica, ou seja, abaixo de 40%, e o O+ está em alerta. Esse fato se deve ao aumento transfusional do grupo, que é o mais utilizado nas urgências e emergências hospitalares, e também da redução de doadores.

Divinópolis enfrenta um segundo problema quanto às doações, pois, ao contrário de outras cidades de Minas Gerais, atende em horário reduzido de segunda à sexta-feira de 7h às 10h, sem previsão de normalização. Shirley ressalta que são feitas apenas 70 doações por dia e apenas mediante a reserva. No período da força tarefa, que finaliza na sexta-feira (13) na cidade, a Fundação dará prioridade aos doadores do grupo O.

A assessoria, no entanto, pede compreensão dos doadores de outros tipos, e que continuem indo doar para não haver consequências nesses casos.

Para ser um doador em Divinópolis pode-se reservar a senha pelo telefone (37)3216-6514 ou agendar doação por algum dos canais: telefone 155 opção 1, aplicativo para celular “MG APP” ou pelo site da Fundação Hemominas.