No Dia Mundial do Doador de Sangue Hemominas está com baixo estoque

14 de junho de 2019 as 13:39

A Fundação Hemominas comemora nesta sexta-feira (14) o Dia Mundial do Doador de Sangue. Apesar do dia festivo, os níveis de estoque de quatro, dos oito tipos sanguíneos, estão em baixa.  De acordo com os gráficos, os tipos O+, O-, A- e B- estão com o volume inadequado diante à demanda. Apenas os tipos AB+ e B+, estão com o volume estável.

No frio, os voluntários estão mais suscetíveis a gripes, resfriados, infecções de gargantas e outras viroses que prejudicam a doação, visto que é preciso possuir o sistema imunológico fortalecido para que a coleta seja feita.

Os quase 400 mil casos de dengue registrados no estado também tem sido um dificultador. Após o diagnóstico para a doença transmitida pelo Aedes aegypti é possível que o doador fique até seis meses impedido de ter o sangue coletado.

O Hemocentro de Divinópolis fica na Rua José Gabriel Medef, 221, no bairro Bom Pastor. O agendamento para doação pode ser feito pelo site hemominas.mg.gov.br. Em Divinópolis, o telefone para mais informações é o 3216-6500.