Novas mudanças no Enem serão avaliadas em consulta pública online

A partir deste ano o Enem não serve mais para quem quiser usar o exame como certificação de conclusão do Ensino Médio. A confirmação foi feita ontem (18) pelo Ministro da Educação Mendonça Filho.

Agora o diploma só poderá ser obtido por prova com o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). A justificativa é restringir o Enem à seleção de vagas no Ensino Superior.

Outras mudanças serão avaliadas em uma consulta pública aberta no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), como a possibilidade de o Enem ocorrer em um só dia. Outra opção é a manutenção dos dois dias, mas com o sábado eliminado.

As alternativas seriam dividir a prova em dois domingos ou em um domingo e uma segunda-feira, que seria feriado escolar. Segundo o ministro, a consulta fica no ar até 10 de fevereiro.

Ao todo são quatro questões na consulta pública, que tem também um espaço aberto para sugestões próprias dos participantes.  Qualquer pessoa pode colaborar. Clique aqui para acessar o formulário.