Novas secretárias tomam posse no Governo de Minas

Deputada estadual Alê Portela assume a Secretaria de Desenvolvimento Social e servidora de carreira Camila Neves assume a Secretaria de Planejamento e Gestão

O governador Romeu Zema empossou na última segunda-feira (10), durante solenidades realizadas na Cidade Administrativa, a deputada estadual Alê Portela como secretária de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), e a servidora de carreira, Camila Neves, para chefiar a secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) de Minas Gerais.

As novas secretárias substituem Elizabeth Jucá (Desenvolvimento Social), que é pré-candidata a prefeitura de Juiz de Fora e Luísa Barreto (Planejamento e Gestão), pré-candidata a prefeitura de Belo Horizonte, ambas pelo Partido Novo.

Desenvolvimento Social

A nova secretária de Desenvolvimento Social, Alê Portela, é deputada estadual e integrante da base do governo na Assembleia Legislativa. Possuiu mais de 12 anos de atuação no desenvolvimento de políticas públicas, tendo atuado como secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania de Contagem e como conselheira Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente em Minas Gerais.

Alê Portela é formada em Direito, com mestrado em Direito Ambiental e Sustentabilidade e MBA em Governança, Riscos e Compliance.

Planejamento e Gestão

Camila Neves é servidora de carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental pela Fundação João Pinheiro (FJP), com mestrado em Administração Pública pela University of London. Ela atuava na Seplag-MG como subsecretária de Inovação e Gestão Estratégica desde 2022.

Ao longo da carreira, a nova secretária da Seplag ocupou cargos de liderança nas secretarias de Educação, Saúde e Segurança Pública, e teve papel fundamental na reforma administrativa do segundo mandato do governo Zema. Recentemente, esteve à frente do projeto Automatiza.mg, responsável pela simplificação e automatização de centenas de serviços públicos para os mineiros.