Um canal fácil para que crianças e adolescentes denunciem violências. Esse é o objetivo do aplicativo Sabe – Conhecer, Aprender e Proteger. A plataforma tem conexão direta com o Disque 100, da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos.
A iniciativa tem dois públicos-alvo. Crianças a partir de 6 anos de idade; e adolescentes de 12 anos pra cima. A plataforma traz conteúdos em forma de vídeos e textos lúdicos; e informativos sobre os direitos delas. É o que explica o secretário Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maurício Cunha:
As crianças conseguem contato pelo Disque 100 por meio do ícone de telefone ou pelo chat do aplicativo. Os adolescentes contam também com um formulário em que podem relatar o que aconteceu.
A ideia do aplicativo é tornar as crianças e os adolescentes protagonistas das denúncias, já que na grande maioria dos casos quem comunica a violência é um adulto, explica Maurício Cunha:
O aplicativo Sabe – Conhecer, Aprender e Proteger está disponível para os celulares Android, iOS e também para a internet.
Receba as reportagens da Sucesso FM em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/HZW21CYiVop6o8dhXn1EYr