Novo técnico do Atlético, Gabriel Milito desembarca em BH

Anunciado nesse domingo (24) como novo treinador do Atlético, o argentino Gabriel Milito chegou na madrugada desta segunda-feira (25) em Belo Horizonte. Ele assume o cargo deixado por Luiz Felipe Scolari na última quarta (20).

Milito desembarcou no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, e seguiu viagem para a Cidade do Galo acompanhado de funcionários do clube. Ele conversou rapidamente com os jornalistas.

“Muito contente”, disse. “Muito feliz, muito contente por estar aqui. E com a responsabilidade muito grande, um desafio muito importante para nós e também para o clube”, complementou, antes de falar da torcida.

“Já conheço a torcida, mas agora é hora de sentir”, finalizou o treinador, que já comandará a primeira atividade em campo nesta segunda.

O próximo compromisso do Atlético será no sábado (30), às 16h30. Já sob comando do técnico argentino, o Galo enfrentará o Cruzeiro, em clássico na Arena MRV, pela ida da final do Campeonato Mineiro. O duelo de volta está marcado para as 15h30 de domingo (7), no Mineirão.

Como teve melhor campanha na primeira fase do Estadual, o Cruzeiro joga por dois empates ou uma vitória e uma derrota pela mesma diferença de gols.

Quem é Gabriel Milito

Gaby Milito, de 43 anos, assinou pré-contrato com o Atlético até o fim de 2025. Ele foi o escolhido para substituir Luiz Felipe Scolari, o Felipão, demitido na última quarta-feira (20).

O último trabalho de Milito, também apelidado de Marechal, foi pelo Argentinos Juniors-ARG, de 2021 a 2023. Em 135 jogos, foram 57 vitórias, 35 empates e 43 derrotas no comando da equipe.

Milito pediu demissão do clube argentino em agosto de 2023, depois de derrota por 1 a 0 para o San Martín-ARG, que culminou em eliminação nas oitavas de final da Copa Argentina. Pouco antes, a equipe também tinha caído nas oitavas da Copa Libertadores, para o Fluminense – que venceu o torneio posteriormente.

Ao pedir a demissão, considerado um movimento inesperado do treinador, Milito agradeceu. “Tomei a decisão de encerrar meu estágio. Estou muito grato a todos os dirigentes pelo apoio incondicional porque me deram a oportunidade de conhecer um clube lindo onde fui muito feliz”.

Desempenho do Argentinos Juniors por temporada com Milito

2023

  • Copa Argentina: caiu nas oitavas (eliminado para o San Martín-ARG)
  • Copa da Liga Argentina: saiu em meio à fase de grupos, com 3 pontos em dois jogos
  • Copa Libertadores: caiu nas oitavas (eliminado para o Fluminense)
  • Campeonato Argentino: 10º colocado, com 40 pontos

2022

  • Campeonato Argentino: 8º colocado, com 42 pontos
  • Copa Argentina: caiu nos 16 avos de final (eliminado para o Defensa y Justicia-ARG)
  • Copa da Liga Argentina: caiu na semifinal (eliminado para o Tigre-ARG)

2021

  • Campeonato Argentino: 14º colocado, com 32 pontos
  • Copa Argentina: caiu na semifinal (eliminado para o Boca Juniors-ARG)
  • Copa Libertadores: caiu nas oitavas de final (eliminado para o River Plate-ARG)

Antes do Argentinos Juniors

Antes de chegar ao Argentinos Juniors, trabalho mais longevo da carreira, Milito treinou o Estudiantes de La Plata-ARG em 2020 e 2019; o O’Higgins-CHI, em 2018; o Independiente-ARG, em 2017, onde tem forte ligação como jogador; e Estudiantes novamente, em 2015, onde iniciou a carreira. O treinador ainda busca o primeiro título da carreira.

Gabriel Milito também foi um jogador de renome. O então zagueiro iniciou a carreira em 1998, no Independiente-ARG, onde ficou até 2003. Em 2004, foi negociado ao Real Zaragoza-ESP e, em 2007, atingiu o auge, ao ser contratado pelo Barcelona-ESP. No ano de 2011, ele retornou ao Independiente, onde encerrou a carreira em 2012.

O jogador também defendeu a Seleção Argentina de 2000 a 2011, tendo disputado a Copa do Mundo de 2006, na Alemanha. O Marechal também é irmão do ex-jogador Diego Milito, ex-atacante de clubes como Inter de Milão-ITA e Racing-ARG e que também atuou pela seleção nacional.

Receba as reportagens da Sucesso FM em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/FY6eiEhen390iLLOqJLg3H