NO AR:

21h às 22h


Ouça agora!
Baixe nosso Aplicativo


Oposição quer mudar abono salarial do Pis/Pasep e aposentadoria especial




O adiamento da votação da reforma da Previdência no Senado, contribuiu para a oposição articular a apresentação de destaques e tentar mudar dois pontos do texto no plenário. Segundo técnicos do Senado, o primeiro seria para mudar a proposta do abono salarial do Pis/Pasep.

Atualmente, quem trabalha com carteira assinada e ganha até dois salários mínimos, atualmente em R$ 1.996, tem direito ao benefício de até um salário mínimo. A proposta aprovada pela Câmara e mantida pelo Senado prevê que o abono salarial será concedido para quem ganha até R$ 1.364,43, valor que define a condição de baixa renda.

A segunda mudança que será proposta é retirar a idade mínima para aposentadorias especiais de pessoas que trabalham em atividades prejudiciais à saúde. Atualmente, quem trabalha em ambientes que trazem risco à saúde pode se aposentar com 15, 20 ou 25 anos de contribuição, conforme a gravidade da exposição. Na Câmara, além do tempo mínimo de contribuição, foi definida idade mínima para o benefício e pontuação para ter direito à aposentadoria especial. 

O governo, entretanto, já mapeou as mudanças que a oposição quer e iniciou um trabalho de convencimento dos senadores para que não acatem essas modificações.


Mais Notícias


Nossos Programas



Super 8
Breaking News
Tarde Legal

Av. 21 de Abril, n° 360, Salas 101 e 102
Centro - Divinópolis/MG
Tel: 37 3229-9393