NO AR:

23h às 0h


Ouça agora!
Baixe nosso Aplicativo


PCMG alerta sobre golpe da “Tabela do PIX”; saiba como se proteger




A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) divulgou um alerta a população sobre o “golpe da tabela do Pix”. A prática criminosa funciona da seguinte forma: os criminosos criam perfis falsos de investimentos em redes sociais, influenciando as vítimas a realizarem depósitos via pix na conta de terceiros (que também são membros da quadrilha) e que, logo após esse depósito, informam que a vítima receberá até cinco vezes o valor.

A vítima, iludida com a promessa de ganho fácil, acaba depositando o valor e não recebe nenhum valor de volta. A Polícia Civil também destaca que neste golpe, os criminosos não ficam apenas com os valores, eles também conseguem obter dados pessoais, como nome completo, telefone e CPF, e podem cometer outros crimes com os dados fornecidos.

Desta forma, a orientação é não interagir com esses perfis de ganho fácil de dinheiro, envolvendo o PIX (denominados: bug do pix, pix em dobro, rei do pix, rainha do pix; robô do pix etc.), e realizar a denúncia na própria página do aplicativo e o bloquear.

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) alerta que o ganho fácil de valores é um atrativo para pessoas que buscam o que não existe e não recomenda nenhum depósito visando o lucro fácil. Existe, ainda, uma outra modalidade, chamado “GOLPE DO BUG DO PIX” ou “PIX em DOBRO”, em que os criminosos criam perfis e indicam que, em razão de erro no sistema PIX, a vítima é iludida a depositar valores usando determinada chave aleatória, e receberia imediatamente o dobro na sua conta. Algo que também não é verdadeiro, pois não existe esse erro no sistema PIX.

Caso você tenha sido vítima do golpe, o primeiro passo é entrar em contato com sua agência bancária (telefone, SAC, Ouvidoria etc.) e contestar a transação realizada, solicitando o MED (mecanismo especial de devolução), sistema criado pelo Banco Central. Em seguida, não interagir mais com o perfil e proceder com a denúncia junto à rede social e por fim, procurar uma unidade da Polícia Civil ou Militar e registrar a ocorrência (REDS).

Receba as reportagens da Sucesso FM em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/F3tyPwbXiNPH7QMqKpGv06


Mais Notícias


Nossos Programas



Super 8
Breaking News
Tarde Legal

Av. 21 de Abril, n° 360, Salas 101 e 102
Centro - Divinópolis/MG
Tel: 37 3229-9393