Pesquisa revela que Atlético, Cruzeiro e Grêmio têm maiores torcidas fora do eixo Rio-São Paulo

Com as cinco maiores torcidas do Brasil concentradas em Rio de Janeiro e São Paulo, principalmente pela nacionalização dos clubes, Atlético, Cruzeiro e Grêmio apareceram, no “O Maior Raio-X do Torcedor” como os clubes com mais torcedores fora do chamado eixo RJ-SP.

Na pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest, os três clubes aaprecem com 4% da preferência dos apaixonados pelo futebol no Brasil.

O empate é justificado pelo crescimento do Grêmio, em relação ao levantamento do ano passado, quando o tricolor gaúcho apareceu com 3% da preferência nacional, contra 5% da dupla mineira.

Dentro da margem de erro, os três clubes dividem a sexta colocação, com Internacional e Santos na cola, com 3% cada.

Força regional

A condição de maiores torcidas fora do chamado Eixo Rio-São Paulo, alcançada por atleticanos, cruzeirenses e gremistas, é resultado da grande força regional dos três clubes.

O Cruzeiro tem 98% da sua torcida concentrada no Sudeste, mesma marca do Grêmio na região sul. O Atlético concentra 97% da sua torcida em sua região.

Os três clubes são os de maior percentual de torcedores dentro de suas próprias regiões na lista das dez torcidas mais numerosas do Brasil.

Metodologia da pesquisa

A pesquisa O Maior Raio-X do Torcedor ouviu 6.373 pessoas no total, sendo 5.023 entrevistas aprofundadas com torcedores de 278 cidades. Dos entrevistados, 714 são jovens de 7 a 15 anos. A coleta foi realizada entre 27 de abril e 1º de maio de 2024, por meio de entrevistas face a face com questionários estruturados.

A margem de erro estimada é de 1,4 ponto percentual, com nível de confiabilidade de 95%.

Receba as reportagens da Sucesso FM em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/FY6eiEhen390iLLOqJLg3H