Postos de saúde disponibilizam vacina contra a dengue

A Central de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), mantém a vacinação contra a dengue nas unidades de saúde e contemplando crianças e adolescentes de 10 a 14 anos

O município receberá 12.729 doses de vacinas contra a dengue, sendo que a primeira remessa contou com 3182 doses, sendo aplicadas em mutirão no último sábado quase 800 doses.

Continua depois da publicidade

A vacinação nas unidades de saúde funcionam de 08h até as 16h. Nas unidades com o programa saúde na hora (Afonso Pena, Bom Pastor, Ermida, Ipiranga, Niterói, Sagrada Família, Planalto, Belvedere, Tietê e Nossa Senhora das Graças), a vacinação é de 08h até 16h e de 18h até às 21h.

É importante ressaltar que o processo de imunização contra a dengue é distribuído entre duas doses, sendo aplicadas com o intervalo mínimo de 3 meses. Para ser vacinado, o adolescente deve apresentar CPF ou cartão SUS e o cartão de vacinas e deve estar acompanhado pelos pais ou responsável.

A vacina da dengue não pode ser administrada juntamente com outras vacinas. Caso as crianças tenham sido vacinadas com vacinas composta por vírus inativos, como o da gripe, a vacina contra dengue só poderá ser aplicada com, no mínimo, 24 horas de intervalo.

Já em relação às vacinas com vírus atenuados, como a tríplice viral e a febre amarela, o intervalo recomendado é de 30 dias da vacinação contra dengue.

As pessoas que tiveram infecção pelo vírus da dengue deverão aguardar 6 meses para o início do esquema vacinal com a vacina contra dengue.

Receba as reportagens da Sucesso FM em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/FY6eiEhen390iLLOqJLg3H11