NO AR:

7h às 11h


Ouça agora!
Baixe nosso Aplicativo


Primeiro LIRAa de 2020 apresenta risco de surto em Itaúna




O primeiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2020 de Itaúna, divulgado nesta segunda-feira (13), apresentou resultado de 5,7%. De acordo com o Ministério da Saúde, o valor representa risco de surto.

O levantamento foi realizado na última semana em todas as regiões da cidade. Ao todo, 1.762 casas foram visitadas.

Segundo a Prefeitura, os seguintes bairros apresentaram a situação mais crítica: Lourdes, Santo Antônio, Nogueira Machado, Nogueirinha, Centro, Graças, Universitário, Santanense, Aeroporto, Morada Nova I e II, Cidade Nova, Parque Jardim, Itaunense, Padre Eustáquio, Várzea da Olaria e Irmãos Auler.

A maior parte dos focos foi encontrada dentro das residências, como em lixos domésticos, baldes, lonas, caixas d´água, vasos de plantas (principalmente bromélias), vaso sanitário, ralinhos, pneus, tambores e quintais, dentre outros.

Conforme o Ministério da Saúde, o índice é considerado satisfatório quando fica abaixo de 1%; situação de alerta quando está no intervalo entre 1% e 3,9%; e indica risco de surto quando é igual ou superior a 4%.

Ações

Com o período chuvoso, altas temperaturas e muitas pessoas viajando em período de férias, a Secretaria de Saúde intensificou as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti.

Além do programa Educação em Saúde, as equipes continuarão visitando as residências para conscientizar a população. Panfletagem, campanhas midiáticas e retorno dos mutirões de limpeza nos bairros com maior incidência de focos, também serão realizados.

A Prefeitura destaca que é preciso a colaboração da população para erradicar os focos do mosquito.

 

Fonte – G1/Centro-Oeste


Mais Notícias


Nossos Programas




Rua Pernambuco, 559 - 10º andar
Centro - Divinópolis/MG
Tel: 37 3229-9393