Projeto da UFSJ previne deficiências visuais na infância

A Universidade Federal de São João del-Rei realiza em Divinópolis o Programa de Extensão “Olha pra você ver”, que tem como finalidade a redução das deficiências visuais através da avaliação da acuidade visual e da presença de desvio ocular das crianças de seis meses a seis anos de idade.

O projeto, coordenado pela professora Letícia Helena Januário, tem parceria com as Secretarias Municipais de Educação e de Saúde e as atividades são desenvolvidas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) e nas creches beneficentes do Município de Divinópolis.

O projeto inicia seu sexto ano e já avaliou cerca de 2.000 crianças. Atualmente o programa desenvolve suas atividades nos CEMEIs dos bairros São Roque, Danilo Passos e Candelária e inicia nos bairros São José e Niterói.

São feitos testes de acuidade visual e de desvio ocular que detecta se a criança possui estrabismo e caso os testes detectem esses problemas, elas são encaminhadas para a Policlínica para atendimento oftalmológico.

São realizadas também ações educativas voltadas para subsidiar os educadores e os pais para observação de comportamentos das crianças que possam indicar transtornos da saúde ocular.