NO AR:

08h às 12h


Ouça agora!
Baixe nosso Aplicativo


Quase 30 pessoas já foram atendidas no João XXIII com ferimentos por linha Chilena




Quase 30 pessoas já foram atendidas por ferimentos causados pela linha chilena neste ano no Hospital de Pronto-Socorro XXIII, em Belo Horizonte, referência em atendimento de vários tipos de traumas vindos de todo o estado.

A orientação dos médicos, é de que, a primeira atitude que uma pessoa tem que ter para ajudar alguém ferido por cerol ou linha chilena é estancar o sangue. Para isso, deve usar um pano limpo, uma peça de roupa, por exemplo, e comprimir com força o local do ferimento. Depois, a pessoa deve ligar para o Samu ou para o Corpo de Bombeiros. É importante falar com calma e explicar que o ferimento foi feito por cerol ou linha chilena.

O uso da linha chilena tem substituído o cerol, que é um líquido usado para deixar a linha de empinar pipa mais cortante. A linha chilena tem poder cortante quatro vezes mais do que o cerol. Ambas as substâncias são proibidas por lei. O Código Penal qualifica o uso de cerol como crime passível de prisão. Em Minas Gerais, uma Lei de 2002, prevê multa de até R$ 1 mil para quem for pego usando a linha cortante, sendo que no caso de menores, os pais ou responsáveis, podem ser responsabilizados.


Mais Notícias


Nossos Programas



Super 8
Breaking News
Tarde Legal

Av. 21 de Abril, n° 360, Salas 101 e 102
Centro - Divinópolis/MG
Tel: 37 3229-9393