Receita Federal alerta: Sites e apps falsos prometem facilitar declaração para acessar dados. Veja como se proteger

A Receita Federal alerta os contribuintes que farão a declaração do Imposto de Renda 2024 para se atentarem com possíveis sites e aplicativos falsos que simulam a plataforma oficial do governo e roubam informações dos contribuintes.

Com o início do envio da declaração, golpes tendem a ser realizados com maior frequência nessa período e, por esse motivo, é essencial que os contribuintes usem sites oficiais durante o processo.

Os cidadãos devem baixar somente o aplicativo disponível no gov.br/receitafederal e utilizar apenas esse sistema para fazer sua declaração.

O órgão orienta ainda:

  1. Evitar fazer a declaração por sites encontrados em buscadores ou por meio de downloads sugeridos em links páginas externas à da Receita, que podem ser falsos.
  2. Não clicar em links ou baixar arquivos enviados por desconhecidos. Mesmo que ele pareça real, é preferível entrar no navegador e digitá-lo manualmente.
  3. Não compartilhar dados confidenciais, como logins, senhas, informações de cartões bancários e dados pessoais. A Receita não pede esse tipo de informação.
  4. Proteger-se com um antivírus de qualidade que bloqueará tanto links maliciosos quanto a instalação de malwares em todos os dispositivos.
  5. Considere adotar em dispositivos produtos com proteção avançada para operações financeiras, como o recurso Safe Money que protege as transações no Internet Banking.

Receba as reportagens da Sucesso FM em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/FY6eiEhen390iLLOqJLg3H