Samu completa 7 anos de implantação, atendendo hoje 65 municípios das regiões Centro Oeste e Central de Minas

Com quase 1 milhão 661 mil ligações e 475 mil e 220 saídas de ambulâncias, o SAMU que é administrado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste para Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência (CIS-URG Oeste) comemorou neste dia 07 de junho, os sete anos de atendimento em 65 municípios mineiros, sendo 53 da Região Centro Oeste e em 12 da região central.

A implantação inicial, em 54 municípios, foi idealizada em 2012, por José Marcio Zanardi, que na época era secretário de saúde no município de Luz e buscou apoio para mudar o cenário da saúde nessas cidades. Em 2014 foi criado o Consórcio para o gerenciamento do Serviço e em 2017 o serviço foi implantado oficialmente. Já em 2022 foi expandido a 12 municípios da região central de Minas Gerais.

Atualmente são mais de 700 funcionários que estão distribuídos nas 33 bases descentralizadas e atuam em 44 ambulâncias e 02 aeronaves do Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV/MG) do governo estadual.

O secretário executivo do CIS-URG Oeste, José Marcio Zanardi, destacou o serviço prestado e agradeceu aos colaboradores.

Primeiro quero agradecer a todos os colaboradores que nesses sete anos se dedicaram e se dedicam no dia a dia no atendimento à população. Agradeço também aos prefeitos, secretários de saúde, agentes políticos, vereadores, deputados e a Secretaria de Estado de Saúde e ao Ministério da Saúde que tanto têm feito para a manutenção do Consórcio.”

Para Geraldo Donizete, presidente do CIS-URG Oeste, durante esses 7 anos de funcionamento, os agentes políticos e funcionários vêm desempenhando um trabalho exemplar, garantindo segurança à população.

Nós temos plenas condições de assumir novos desafios, pois cada dia que passa surge uma nova situação. E diante disso, é preciso que haja uma ação com segurança, sendo capaz de atender aqueles que precisam. O CIS-URG Oeste valoriza o passado, trabalha firme no presente e está de olho, com toda certeza, no futuro”, enfatiza!