Secretaria de Cidades promove encontro para discutir a gestão de resíduos sólidos

A Secretaria de Estado de Cidades e de Integração Regional reuniu, nesta segunda-feira (6), os municípios participantes de cinco Consórcios Intermunicipais que foram contemplados com recursos para a elaboração de projetos de engenharia e estudos ambientais para a implementação de Sistemas Regionalizados de Destinação Final de Resíduos Sólidos.

O encontro, que contou com a presença de 64 municípios dos consórcios compreendidos pelos polos Divinópolis, Formiga, Bom Despacho, Montes Claros e Januária, teve o objetivo de atualizar os gestores municipais sobre o andamento do processo de elaboração dos projetos, apresentar a política de Consórcios Intermunicipais e esclarecer dúvidas referentes às próximas etapas deste trabalho.

A primeira fase já foi concluída com a entrega dos Estudos de Concepção, que apontam as estratégias economicamente viáveis para o tratamento integrado de resíduos sólidos para os cinco polos contemplados. A próxima etapa é a aquisição por parte dos consórcios dos terrenos identificados para receber os empreendimentos. Após a compra das áreas é iniciado o processo de licitação para elaboração dos projetos de engenharia.