NO AR:

7h às 11h


Ouça agora!
Baixe nosso Aplicativo


Secretaria de Estado de Saúde alerta população para evitar contato com águas de enchentes




A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) reforça alguns cuidados para evitar a contaminação por contato com água de enchente e proteger a saúde, durante as temporadas de chuvas.

Segundo a coordenadora de Vigilância em Fatores de Riscos Não Biológicos da SES-MG, Michelle Souza Costa, a ocorrência de chuvas, como as que acontecem nesse período do ano, pode aumentar os riscos de aparecimento de doenças como leptospirose, hepatites infecciosas, diarreias agudas, febre tifoide, dengue, chikungunya, zika, doenças dermatológicas e respiratórias infecciosas, e acidentes por animais peçonhentos.

Os cuidados são gerais, principalmente, com a água e os alimentos consumidos, bem como a higiene pessoal e do ambiente. A coordenadora reforça que algumas ações podem ser utilizadas pela população e evitar a transmissão de doenças, dentre elas, filtrar e ferver a água. Ao limpar locais atingidos por enxurradas e lamas, a recomendação é usar sacos plásticos duplos nas mãos e pés, ou luvas e botas.

Durante o período, os cuidados com os alimentos também precisam ser redobrados. A presença de roedores, insetos e outros animais podem aumentar os riscos de contaminação. A diretora de Vigilância em Alimentos da SES-MG, Ângela Ferreira Vieira, orienta que os alimentos devem ser mantidos devidamente acondicionados em latas ou recipientes fechados, fora do alcance desses animais.


Mais Notícias


Nossos Programas



Baixa a Aguia
Segunda Categoria
Super 8
Breaking News
Tarde Legal

Av. 21 de Abril, n° 360, Salas 101 e 102
Centro - Divinópolis/MG
Tel: 37 3229-9393