NO AR:

5h às 7h


Ouça agora!
Baixe nosso Aplicativo


Seleção brasileira defende invencibilidade de 18 jogos contra seleções africanas




Local dos amistosos do Brasil contra Gana, nesta sexta-feira (23), às 15h30 (de Brasília), em Le Havre, e do dia 27, contra a Tunísia, no Parque dos Príncipes, em Paris, a França foi o palco da última e única derrota da Seleção para uma equipe africana em toda a sua história. Em 19 de junho de 2003, em confronto disputado no Stade de France, em Saint-Denis, Camarões fez 1 a 0 no time canarinho em partida válida pela Copa das Confederações.

Depois deste resultado adverso diante dos camaroneses, o Brasil já enfrentou africanos em 18 oportunidades e defende nesses amistosos em território francês o ótimo retrospecto de 16 vitórias e dois empates.

A Seleção Brasileira principal já teve um adversário africano pela frente por 37 vezes. E soma 34 vitórias, dois empates e apenas essa derrota de 2003 para Camarões, na Copa das Confederações que foi disputada na França.

Esses dois amistosos contra Gana e Tunísia fazem muito sentido porque o Brasil, sob o comando de Tite, tem dificuldades nos confrontos com africanos. Até agora foram três, com apenas uma vitória, por 1 a 0 sobre Camarões, em 2018, e os dois empates do retrospecto geral, que aconteceram em sequência, em 2019, diante de Senegal e Nigéria.

Essas duas igualdades diante de senegaleses e nigerianos aconteceram justamente na maior sequência sem vitória de Tite à frente da Seleção, que ele já comandou por 74 vezes. Foram cinco jogos seguidos em 2019, numa série que contou ainda com empate diante da Colômbia (2 a 2) e derrotas para Peru (0 a 1) e Argentina (0 a 1). Todos os confrontos foram amistosos.

Outro ponto a ser destacado é que na Copa do Mundo do Catar a Seleção encerra sua participação no Grupo G encarando Camarões, dia 2 de dezembro, no Estádio Lusail. Além disso, nas oitavas de final existe a possibilidade de o Brasil enfrentar Gana, adversária desta sexta-feira, pois a tabela prevê o cruzamento entre as chaves de ambos na segunda fase do torneio.

História

A única derrota brasileira para um africano, em jogos da Seleção Principal, aconteceu no retorno do Brasil ao Stade de France cinco anos após a derrota por 3 a 0 para os franceses na decisão da Copa do Mundo de 1998.

Com um gol do centroavante Samuel Eto’o, aos 37 minutos do segundo tempo, Camarões fez 1 a 0 no Brasil em partida que foi disputada pelo volante Marc-Vivien Foe, que morreria uma semana depois, em campo, de mal súbito, durante a partida contra a Colômbia, em Lyon, também pela Copa das Confederações.

Nos 18 jogos após esta derrota para os camaroneses, os adversários africanos mais enfrentados pelo Brasil são África do Sul e Gana, que nesta sexta-feira passa a ser o rival mais encarado, com quatro confrontos. Nos três anteriores, não conseguiu sequer marcar gol, pois perdeu duas vezes por 1 a 0 e sofreu uma goleada de 3 a 0, nas oitavas de final da Copa do Mundo de 2006.

Receba as reportagens da Sucesso FM em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/HZW21CYiVop6o8dhXn1EYr


Mais Notícias


Nossos Programas



Baixa a Aguia
Super 8
Breaking News
Tarde Legal

Av. 21 de Abril, n° 360, Salas 101 e 102
Centro - Divinópolis/MG
Tel: 37 3229-9393