NO AR:

21h às 22h


Ouça agora!
Baixe nosso Aplicativo


Suicídio é tema de entrevista especial na Rádio Sucesso




Divinópolis deve participar do projeto da Ministra Damares, “Acolha a Vida”

Em postagem recente no Twitter, a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, promoveu a campanha “Acolha a Vida”, que visa prevenir o suicídio e a automutilação entre jovens.

A prevenção ao suicídio é uma das bandeiras mais importantes do atual governo no campo dos direitos humanos. Além do “Acolha a Vida”, lançado em abril, o governo já instituiu a Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio, que torna compulsória a notificação de suicídio e automutilação por instituições de ensino e estabelecimentos de saúde, criou um grupo de trabalho sobre o tema dentro do ministério e lançou o Observatório Nacional da Família, que tem como um dos objetivos colher dados sobre suicídios de jovens.”

 

O assunto foi abordado na manhã desta terça-feira (20), nos estúdios da Rádio Sucesso, pelo vereador, e presidente da Comissão de Saúde da Câmara, Renato Ferreira, pastor da Igreja Batista Tradicional e professor de Filosofia, Gilson da Silva, promotor da Vara da Infância e Juventude, Casé Fortes, delegado regional da Polícia Civil, Leonardo Pio, tenente Coronel Rodrigo Coimbra,

presidente da 48 º Subseção Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Manoel Brandão, a advogada, Adriana Ferreira e o diretor geral da emissora, Fernando Malta.

Durante o programa “Luís Fernando Show”, os participantes falaram sobre o suicídio, ainda considerado tabu por grande parte da imprensa brasileira.

Dados Organização Mundial de Saúde (OMS) dão conta de que cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio no mundo. No Brasil, uma pessoa se mata a cada hora, enquanto outras três tentaram sem sucesso no mesmo período.

No próximo dia 28 de agosto, a 48 º Subseção da OAB vai promover uma reunião com a presença de autoridades do município, para a formulação de Políticas Públicas para prevenção do suicídio. O evento é aberto ao público.

No último dia 14, a entidade já tinha promovido uma roda de discussão sobre o tema. O debate teve como objetivo entender melhor, através de estudos e depoimentos, essa tragédia e, mobilizando assim, setores da sociedade para a construção de políticas públicas de prevenção.

 

“Projeto Acolha a Vida”

 

“No fim de julho, o ministério de Damares lançou, em Suzano (SP), um projeto-piloto do “Acolha a Vida”. O programa dá capacitação a educadores, conselhos tutelares, profissionais de saúde, psicólogos, bombeiros e profissionais de comunicação sobre como lidar com a questão do suicídio.

No mês que vem, quando se celebra o Setembro Amarelo, campanha anual de prevenção do suicídio no Brasil, o projeto deve chegar a Teresina (PI), Macapá (AP) e Divinópolis (MG), segundo a Secretaria Nacional da Família, órgão da pasta com maior responsabilidade sobre o “Acolha a Vida”. Os municípios recebem o treinamento e se comprometem a produzir materiais relacionados ao tema.

 

Repórter Ana Luisa Sousa

*Com informações da Gazeta do Povo

 


Mais Notícias


Nossos Programas



Super 8
Breaking News
Tarde Legal

Av. 21 de Abril, n° 360, Salas 101 e 102
Centro - Divinópolis/MG
Tel: 37 3229-9393