Trabalhador deve ficar atento a golpes no saque do FGTS

Foi iniciado hoje o cronograma de saques em contas inativas do FGTS, que deve beneficiar mais de 10 milhões de trabalhadores. Com o grande volume de transações nos próximos meses, estelionatários podem se aproveitar da euforia dos trabalhadores de retirar o dinheiro para aplicar golpes.

Os golpes acontecem por meio de ligações telefônicas e mensagens de celular que simulam serem da Caixa. Nos textos, os criminosos prometem facilidades para consultar o saldo do FGTS, rapidez na liberação do dinheiro e acesso ao calendário de saques.

Criminosos virtuais também têm usado o saque do FGTS como tema em seus ataques. Para enganar os usuários, eles usam sites falsos, e-mails maliciosos e posts em redes sociais, tudo com o objetivo de distribuir programas que roubam dados da vítima.

Para o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), os golpistas aproveitam a ansiedade dos consumidores para induzi-los a cair nas fraudes. A maneira segura para acessar o saldo do FGTS é por meio dos canais oficiais da Caixa. Também é possível obter informações nas agências bancárias ou pelo telefone 0800-726-0207.