NO AR:

7h às 11h


Ouça agora!
Baixe nosso Aplicativo


Cães farejadores da Polícia Civil devem começar a localizar armas e munições




Acostumados a encontrar drogas escondidas em locais de difícil localização, os cães da Polícia Civil estão desenvolvendo uma nova especialidade. A instituição está desenvolvendo um projeto para que os animais da Coordenação de Operações com Cães, o canil da PCMG, também comecem a farejar armas e munições. A expectativa é que os cães comecem a exercer o trabalho ainda neste ano.

São seis filhotes em treinamento para desenvolver a nova habilidade. Segundo o investigador da Polícia Civil, Rodrigo Guerra, que trabalha com os cães farejadores, o projeto começou no ano passado, após os cães “desmamarem das mães”.

“A gente acredita que com um ano e meio de idade eles já estão prontos para o trabalho. Hoje já estamos levando os filhotes nessas operações para eles irem se acostumando com a quantidade de pessoas, ambiente diferente, e para observar os cães mais velhos”, revela o policial, que explica como os cães poderão encontrar armas e munições.

“A arma e a munição têm pólvora e outros materiais que o cachorro consegue encontrar por essa assinatura de odor”, esclarece.

O canil da PCMG

A Coordenação de Operação com Cães foi fundada em 1992, como setor da Coordenadoria de Operações Estratégicas. Atualmente, o canil está no mesmo terreno da Delegacia especializada de Investigação de Crimes contra o Patrimônio (Depatri), no bairro Gameleira, e conta com 20 animais, sendo 14 da raça pastor Belgas de Malinois, quatro da raça pastor alemão, um border collie e um cocker spaniel.

“São raças que misturam agilidade, equilíbrio, força e resistência. O cocker e o border collie são menores. Conseguem acessar locais que os grandes não conseguem, como bagageiro de ônibus”, conta Rodrigo Guerra.

Geralmente, a ‘matilha’ da Polícia Civil é acionada para atuar em operações de busca e apreensão, para auxiliar na localização de drogas. Porém também podem ser acionados durante uma operação que estiver em andamento. O sentido mais apurado dos animais é um trunfo para encontrar materiais que estejam muito bem escondidos.

No canil, os cães passam por treinamento, mas também realizam brincadeiras lúdicas e têm momentos de lazer. Eles também passam por higienização, banho, tosa e tratamento de saúde.

Receba as reportagens da Sucesso FM em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/FY6eiEhen390iLLOqJLg3H


Mais Notícias


Nossos Programas



Super 8
Breaking News
Tarde Legal

Av. 21 de Abril, n° 360, Salas 101 e 102
Centro - Divinópolis/MG
Tel: 37 3229-9393