NO AR:

0h às 4h


Ouça agora!
Baixe nosso Aplicativo


Divinópolis recebe certificação nacional do Ministério da Saúde pela eliminação da transmissão vertical do vírus HIV




A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa que na última quarta-feira, (7), o município recebeu a certificação e o selo Ouro do Ministério da Saúde (MS) referente à eliminação na transmissão vertical (da mãe para o bebê) do vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). A solenidade de recebimento do selo Ouro da certificação aconteceu em Brasília-DF.

O prêmio afirma a qualidade dos programas e serviços da Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis (Semusa) e de questões relativas a respeito aos direitos humanos, igualdade de gênero e a participação da comunidade. Para receber a certificação, o município teve que atender uma série de critérios estabelecidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O Secretário de Saúde, Alan Rodrigo da Silva, destacou o esforço dos funcionários da Semusa. “Este reconhecimento vem do esforço de todos os pontos da rede, que trabalharam e trabalham dia a dia para melhorar a assistência à saúde da população de Divinópolis. Com a junção de fatores como equipe engajada e gestão comprometida, os resultados são aparentes” evidenciou.

O Diretor de Atenção Secundária, Elbert Eddy Costa, falou sobre a importância de receber a certificação. “Esse prêmio significa o reconhecimento nacional de anos de trabalho, feito por uma equipe multiprofissional especializada e preocupada com a promoção de saúde e prevenção de doenças. Significa também, o resultado de um trabalho intersetorial e articulado entre a rede e sobre tudo, ganho a uma população que tem sido muito bem assistida pela equipe da Semusa”, declarou.  

A equipe de representantes de Divinópolis foi formada pelo Secretário de Saúde, Alan Rodrigo da Silva; pela diretora da Atenção Primária, Daniela Dias Vasconcelos; pela diretora da Vigilância em Saúde, Erika Camargos Ferreira, pelo diretor de Atenção Secundária, Elbert Eddy Costa, e pela coordenadora SAE-CTA, Marlene Alves Ferreira.

Transmissão vertical

Para além das relações sexuais sem uso do preservativo, compartilhamento de seringas no uso de drogas e acidentes com materiais biológicos contaminados, o HIV também pode ser transmitido diretamente da pessoa gestante, que vive com o vírus, para o bebê, é o que se chama de transmissão vertical.

Em casos de tratamentos inadequados, o vírus pode ser transmitido por via vertical em três momentos: no período gestacional; no período periparto (durante o trabalho de parto ou ao nascimento); ou no período pós-parto através do aleitamento materno.

Receba as reportagens da Sucesso FM em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/F3tyPwbXiNPH7QMqKpGv06


Mais Notícias


Nossos Programas



Super 8
Breaking News
Tarde Legal

Av. 21 de Abril, n° 360, Salas 101 e 102
Centro - Divinópolis/MG
Tel: 37 3229-9393