Incidência de dengue no país aumenta 600% em um ano

11 de setembro de 2019 as 15:21

O Ministério da Saúde informou que, de 30 de dezembro a 24 de agosto, foram registrados 1.439.471 casos de dengue em todo o país, o que representa um aumento de 599,5%, na comparação com 2018. Minas Gerais é, até o momento, o estado com o maior número de ocorrências, com um total de 471.165, com 591 mortes, neste ano, em decorrência de complicações do quadro de saúde.

Sobre a febre chikungunya, que também tem como transmissor o mosquito Aedes aegypti, são 57 mortes somente este ano e duas pessoas também já morreram por complicações provocadas pelo zika vírus.

O ministério aconselha que, durante o período de seca, a população mantenha ações de prevenção, como verificar se existe algum tipo de depósito de água no quintal ou dentro de casa. Outra recomendação é lavar semanalmente, com água e sabão, recipientes como vasilhas de água do animal de estimação e vasos de plantas.

Não deixar que se formem pilhas de lixo ou entulho em locais abertos, como quintais, praças e terrenos baldios é outro ponto importante. Outro hábito que pode fazer diferença é a limpeza regular das calhas, com a devida remoção de folhas que podem se acumular durante o inverno.