Cefet campus Divinópolis adere à greve nacional de servidores

As aulas no Campus do Cefet, em Divinópolis, estão suspensas, pelo menos até esta quinta-feira (18). A informação é do Conselho Diretor da instituição de ensino federal.  Os profissionais aderiram à uma greve nacional, deflagrada na segunda-feira passada pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino (Sindifes).

O objetivo da paralisação dos professores e servidores, é reivindicar maior valorização de suas carreiras, pedindo por um reajuste salarial e orçamentário e novos investimentos em instituições de ensino federais.

Continua depois da publicidade

Em 2023, o governo ampliou em 9% o salário de todos os servidores, mas em 2024 propôs um reajuste zero no valor.

A paralisação une mais de 60 seções sindicais. Na semana passada, a ministra de Gestão e Inovação, Esther Dweck, explicou que, no ano passado, o governo concedeu reajuste de 9% para todos os servidores federais. Segundo ela, isso impactou no orçamento de 2024, o que impede o aumento. No entanto, afirmou que o governo estuda uma contraproposta para os docentes, já que a primeira foi recusada. 

Em Minas Gerais, estão em greve as Universidades Federais de Juiz de Fora (UFJF), de São João del Rei (UFSJ), de Viçosa (UFV), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o Centro Federal de Educação Tecnológica (Cetef), inclusive o campi Divinópolis, quatro campi do Instituto Federal de Minas Gerais, quatro do IF do Sul de Minas e o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). Universidade Federal de Alfenas (Unifal) e Universidade Federal de Lavras (Ufla) também aderiram.

Receba as reportagens da Sucesso FM em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/FY6eiEhen390iLLOqJLg3H