Queimadas em vegetação de Divinópolis aumentaram 28% em um ano

O inverno é historicamente a época do ano em que as queimadas se intensificam devido ao clima seco. Segundo o 10° Batalhão de Bombeiros Militares, no ano passado, entre julho e setembro, foram 452 ocorrência de incêndio em vegetação, apenas em Divinópolis.

Apesar do período crítico estar apenas no início e as ocorrências de julho não terem sido divulgadas pelo Corpo de Bombeiros, nos seis primeiros meses deste ano foram registrados 167 pontos de incêndio na cidade. O número é 28% mais alto do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando foram registradas 128 ocorrências.

Continua depois da publicidade

As queimadas reduzem a biodiversidade, facilitam processos erosivos e reduzem a proteção de olhos d’água e nascentes. Além disso podem causar infecções no sistema respiratório e provocar conjuntivite, irritação nos olhos e garganta.

O Corpo de Bombeiros orienta toda a população a não soltar fogos de artifício perto de áreas rurais ou com vegetação abundante, pois as fagulhas podem iniciar incêndios. Não jogar guimbas de cigarros acesas pelas janelas de veículos ou no chão em áreas rurais ou às margens das rodovias e evitar acúmulo de lixo em lotes vagos.